Educação
Postado em 22 de setembro de 2023 as 17:19:26
A Escola Municipal (EM) Padre Aguiar, situada no bairro Patagônia, finalizou nesta sexta-feira (22), a sexta edição do Projeto “Escola e Família de mãos dadas com a Inclusão”, que neste ano apresentou o subtema “Conhecer para Incluir”. A ação buscou promover a participação efetiva da comunidade escolar através de parceria com as famílias e outros segmentos da sociedade, a fim de criar condições para uma educação construtiva e inclusiva. A programação teve início na última segunda-feira (18).
Entre as atividades de hoje, houve entrevista feita pelos alunos com a escritora e professora da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Mário Batista, Rozilda Magalhães. Ela destacou a importância de se observar os avanços que as crianças têm quando recebem atenção. “Precisamos ver este outro lado da inclusão, que não é a criança apenas dentro de uma sala de aula, mas das suas várias formas de comunicação”, disse Rozilda.
- Juscelia, Rozilda e Denise
- Entrevista com Rozilda
- Apresentação dos alunos do 5º ano A sobre a importância do abraço
A diretora Juscélia considerou esta edição como uma semana de vitórias. “Foi um sucesso com certeza. Estamos felizes com tudo que foi conquistado. Arrumar cada dia, as diferentes oficinas, a caminhada, e hoje fechando com chave de ouro, nesta entrevista dos alunos com a escritora Rozilda, a apresentação dos alunos. Estamos felizes porque alcançamos nossos objetivos”.
A Semana – Na terça-feira (19), para os alunos foram realizadas as oficinas de Libras e informativa sobre o autismo. No período vespertino também foi oferecida uma oficina aos pais com o tema “Resiliência: Cuidando das Emoções”, com a Psicóloga Especialista em Terapia Cognitiva e Comportamental, Cleide S. Queiroz.
O cinema foi a programação especial para os alunos na quarta-feira (20). As sessões aconteceram no Instituto Federal da Bahia (IFBA). Sessão 1 foi para o público da Educação Infantil ao 2º ano (Por que Heloísa/Brincadeirantes); Houve a dinâmica com a pedagoga Kaane Moreno e a sessão 2 foi para os alunos das turmas do 3º ao 5º (Extraordinário). A comentarista foi a estudante de cinema da Uesb, Tainá Lima.
Muita animação e alegria marcaram a Caminhada Inclusiva que aconteceu na quinta-feira (21). Alunos, professores, gestores, servidores caminharam pelas ruas do bairro. A ação teve apoio do Simtrans e a participação da fanfarra do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED). O autônomo Zenaldo Ribeiro Cardoso, pai da aluna do 4º ano, Catarina Ribeiro Cardoso, 13 anos, considerou o evento importante para despertar nas pessoas a necessidade da inclusão escolar. A professora da Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Denise Badim Teixeira, considerou a parceria da escola e família um sucesso. “Estamos, através desta caminhada, dizendo que nenhuma criança, com ou sem deficiência, pode ficar fora da escola”.
- Início da caminhada
- 21 de setembro é o dia nacional de luta da pessoa com deficiência
- Zenaldo e Catarina
- Representando a Smed, Natilaane Brito
- Caminhada ca conscientização com alegria e animação
- Presença do Simtrans
- Fanfarra da IEED