Moradores dos povoados de São Mateus, Chácaras Guarani, Fazenda Paixão, Itapirema e a sede de Bate-Pé, além de alguns bairros de Conquista, receberam os donativos enviados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Ao todo, foram beneficiadas 35 famílias.

“Essa hora é bem-vinda! Devido ao vendaval, perdi minha geladeira e o fogão, e hoje a gente veio aqui receber outros. Eu sou muito grato”, disse o lavrador Mailton Alves, do povoado São Mateus, distrito de Bate-Pé.

A entrega dos eletrodomésticos, feita na sede da Defesa Civil de Vitória da Conquista, foi uma resposta à situação de emergência decretada pela prefeita Sheila Lemos em razão das fortes chuvas do final de 2021.

“Estamos aqui para ajudar no que for possível. A gente não consegue resolver na hora, porque existe todo um processo a ser seguido, mas todos os nossos esforços são voltados para que a gente consiga mitigar, consiga fazer com que a população sinta o menos possível os efeitos da chuva”, declarou a prefeita Sheila Lemos.

A gestora lembrou que 2021 foi um ano difícil e que o município havia passado por situação parecida há 50 anos. Mas que uma lição foi aprendida. “Naquele momento, nós da Prefeitura tiramos como lição que a união realmente faz a força. Cada setor sozinho não conseguiria. A Defesa Civil partiu pra cima para verificar a questão da casa de vocês como é que estava, o que foi que vocês tinham perdido, enfim, dar todo o apoio que precisa. E a Guarda Municipal estava ali para monitorar a casa de vocês que estava naquele momento sem vocês”, comentou a prefeita.

A partir do que foi vivenciado em 2021, o Governo Municipal preparou uma força-tarefa adequada. “Hoje quando tem qualquer eventualidade, nós recebemos o alerta na mesma hora e o grupo de trabalho instituído age imediatamente”, complementou.

Além do grupo de trabalho da Prefeitura, a Defesa Civil atualmente conta com os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), como lembrou a coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas, que colocou o órgão à disposição dos presentes.

Kits de mantimentos e limpeza, colchões e roupas de cama também foram enviados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil e entregues pela Defesa Civil em julho de 2022.

Doações – em agosto do ano passado, a Prefeitura entregou 44 fogões e 18 botijões de gás. O dinheiro utilizado na compra é oriundo da conta aberta pela Prefeitura para receber doações financeiras destinadas ao auxílio das famílias atingidas pelas fortes chuvas. Com complementação feita pela Prefeitura, o investimento total foi de mais de R$ 35 mil.