Desenvolvimento Social
Postado em 24 de agosto de 2023 as 13:35:21
A Prefeitura e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) estão realizando nesta quinta-feira, 24, a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos à participação social”.
Na abertura do evento, a prefeita Sheila Lemos falou sobre o problema da fome, principalmente para as mães que não podem alimentar seus filhos. “Eu acredito que não pode existir dor maior do que a dor da fome”, disse. Ela relatou que a Prefeitura tem atuado no enfrentamento à fome, investido na política de segurança alimentar com oferta de assistência técnica aos pequenos agricultores, assistência às hortas comunitárias, elaboração de projeto para ampliar o número de hortas, subsidio do valor da refeição do restaurante popular, garantia de merenda de qualidade na rede municipal de educação. “Por isso este momento é importante para que possamos pensar, junto com a comunidade, formas de enfrentamento deste grave problema”, afirmou.

Prefeita Sheila Lemos
O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, falou das dificuldades de outros municípios do Brasil no enfrentamento à insegurança alimentar. “Em um contexto em que muitas prefeituras do Brasil estão fechando os restaurantes populares, enquanto que aqui em Vitória da Conquista, a política de segurança alimentar e nutricional não teve nenhuma redução por decisão da prefeita Sheila Lemos”, ressaltou Michael.
- Michael
- Gilvan
O presidente do Comsea, Gilvan dos Santos Sousa, salientou que não é possível entender como em um país considerado o maior produtor de alimentos do mundo ainda tenha pessoas passando fome. “São 33,1% da população em situação de insegurança alimentar e nós desperdiçamos 100 milhões de toneladas de alimentos por ano. A conta não bate, daí a importância deste conselho e desta conferência para buscarmos proposta locais para a solução deste problema, e também pensar propostas para o Estado e a União”, explicou Gilvan.
Para Regina Dantas, representante da Caritas Diocesana de Vitórias Conquista no Comsea e no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, a Conferência é muito importante não só para Conquista mas para toda região. “Conquista é um município polo e o que decidimos aqui pode também ser exemplo para os outros municípios. Estamos muitos felizes com a realização desta conferência e certos de que os problemas começam a ser resolvido por meio do diálogo com toda sociedade”, salientou Regina.
Propostas
O debate das propostas foi dividido em três eixos: Eixo 1 – Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional; Eixo 2 – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada; Eixo 3 – Democracia e Participação Social.