Desenvolvimento Social
Postado em 31 de julho de 2013 as 15:06:35
Após participarem de oficinas de inclusão digital durante o primeiro semestre deste ano, 117 pessoas receberam seus certificados na manhã desta quarta-feira, 31, na sede da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente. Participaram da solenidade, o prefeito municipal, Guilherme Menezes, o vice-prefeito, Joás Meira, o secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, a coordenadora de Proteção Social Básica, Cynara Menezes, e o coordenador da Juventude, Rudival Maturano.
Embora a maioria dos educandos seja crianças e adolescentes, a faixa etária é abrangente: vai dos 9 anos até a terceira idade. As oficinas são de Informática Básica e Intermediária, Montagem e Manutenção de Computadores, Desenho Gráfico, Digitação, Criação de Blogs, além de instruções sobre os programas Excel e Power Point. Como explica a coordenadora da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Sônia Helena Santos: “O objetivo é possibilitar a aprendizagem e a inclusão digital das pessoas”.
Na oportunidade, o prefeito Guilherme Menezes lembrou da implantação da Rede de Atenção no município. “Há catorze anos nós criamos a Rede de Atenção, inicialmente composta por doze entidades. Nove entidades não governamentais e três do Governo: Conquista Criança, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar. E desde então a rede não parou. Muitos já se profissionalizaram aqui , desde o início nós promovemos oficinas de manutenção e montagem de computador, possibilitando a formação técnica da população. Muita gente se profissionalizou com esses cursos e passaram a ter uma renda a partir disso”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Social falou sobre o compromisso e o cuidado do Poder Público Municipal com as pessoas. “ É uma satisfação poder participar do Governo que se preocupa com o ser humano. A Administração Municipal tem mantido investimentos constantes em nossa cidade, na perspectiva de consolidar políticas públicas que priorizem o ser humano. E este é um momento de celebrarmos um avanço na vida de cada um, porque hoje os jovens saem daqui com uma qualificação”
Mais qualificação – As oficinas oferecidas pela Prefeitura, por meio da Rede de Atenção, possibilitam aos jovens a obtenção de uma maior qualificação e facilitam a inserção no mercado de trabalho. Por esse motivo, o estudante de 14 anos, Rafael Victor Lopes, decidiu participar. “Eu fiquei sabendo desses cursos por meio do Projovem Urbano, me interessei e me inscrevi. A experiência foi muito positiva, pois, com esse conhecimento, eu posso melhorar o meu currículo profissional. Também pretendo fazer mais cursos que a rede oferece”, declarou.
Quem também aprovou a iniciativa foi Eduardo da Silva Queiroz. “Os cursos oferecidos são muito bons, é importante que todas as pessoas venham conhecer as oficinas que estão sendo ministradas aqui. Ter um conhecimento de informática é muito bom e muito gratificante, eu estou muito feliz por ter concluído e pretendo participar de mais cursos aqui”, afirmou.