Representantes da Associação de Moradores e Produtores Rurais do Vale do Muquém (Asvale) participaram, na manhã desta segunda-feira (14), de uma reunião com o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Breno Farias, e com a coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas.

Durante o encontro, realizado na sede da secretaria, os moradores e produtores presentes tiveram a oportunidade de conhecer os projetos da Prefeitura Municipal para as famílias do campo, entre eles, o de distribuição de mudas de umbu gigante e assistência para o plantio e cultivo, e o de distribuição de mudas de palmas.

O secretário de Desenvolvimento Rural também mencionou o novo projeto de citricultura, que prevê a doação de 500 mudas de citros, além de assistência técnica. “Inicialmente estamos escolhendo alguns produtores para o plantio de um hectare, enquanto a Prefeitura entra com R$ 6 mil, a contrapartida desses agricultores será de R$ 500 para aquisição de fertilizantes. A expectativa é que com seis ou sete anos eles consigam obter renda mensal de mais de um salário mínimo”, detalhou.

Breno também orientou a associação a organizar os criadores de gado da região para o projeto de inseminação artificial, que está sendo desenvolvido em parceria com o Governo Federal. “Nesse caso, os criadores precisam centralizar o gado em um único curral, onde os técnicos vão fazer a inseminação. Temos condições de inseminar 100 animais por dia”, explicou.

Para o presidente da Asvale, Patrick Almeida, foi muito importante para a associação ser recebida pelo secretário e entender melhor as ações da secretaria e o papel dos produtores em cada uma delas. Ele também externou a alegria em conhecer o novo secretário. “É muito bom ter um gestor técnico, um gestor que produz e trabalha diretamente com a terra e que entende o que faz na prática”, disse.

Ao final da reunião, o secretário destacou a importância dessas parcerias: “Nós sempre estamos recebendo aqui, na SMDR, representantes de comunidades da zona rural de Vitória da Conquista, principalmente das associações. Nesse encontro aqui, nós verificamos a necessidade deles, se é de plantio, de assistência à pecuária, porque essa é uma forma de levar a extensão da agronomia para o campo e a gente tem feito isso não só aqui na secretaria, como também in loco. A gente tem visitado uma média de três comunidades por semana”, salientou Breno Farias.

“Muito importante esse encontro dos membros da Asvale com o secretário de Desenvolvimento Rural, porque é uma entidade organizada que só precisa das orientações para seguir, e a SMDR tem esse direcionamento e muitas ações importantes”, concluiu Rosa Freitas.