Alunos do Projeto de Robótica

Nesta sexta-feira (11), data em que se comemora o Dia Nacional do Estudante, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) parabeniza todos os alunos, principalmente os 45.329 matriculados nas escolas municipais de Vitória da Conquista. Com as reformas e ampliações de mais de 70 unidades de ensino, projetos pedagógicos, investimentos em tecnologia e realização de parcerias, os esforços do Governo Municipal têm sido direcionados a proporcionar um ensino público da melhor qualidade.

Uma das parcerias exitosas, na área de robótica, foi firmada na Escola Municipal Bem Querer, localizada na entrada do campus local da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Uma das participantes foi a estudante Ana Karla Lisboa Brito, do 9º ano. Para ela, estudar é importante, pois traz o conhecimento individual e profissional, além de ajudar no desenvolvimento da sociedade. “A Escola Municipal Bem Querer me trouxe grandes oportunidades, como o projeto de robótica que me deu conhecimento tecnológico, social e até mesmo pessoal, além de um incrível método de ensinamento”, diz Ana Karla.

Ela acrescenta que a escola pública permite que todos tenham a oportunidade de estudar e crescer: “Estudar me faz pensar no futuro. Quero fazer medicina e, nisso, a rede pública tem me ajudado a crescer”.

Darlan, Ana Karla e Valentina

Outro participante do projeto de robótica, Darlan de Jesus Prado, também aluno do 9º ano, afirma que, ao estudar, não se limita a ajudar a si mesmo e à família. Já tendo passado pelo ensino privado, ele acredita que, estudando, colabora com o crescimento e a evolução. “Pensava que o jeito de ensinar, naquelas escolas [particulares], era mais completo. Entretanto, percebi que, no ensino público, temos mais variedades de matérias e também um ensino mais consistente”, afirma Darlan, que pretende se tornar um profissional de arquitetura, na área de design de interiores. “A escola pública me ajudou e continua me ajudando com isso”, reconhece.

No ano passado, a aluna Valentina Oliveira da Silva Honório, atualmente cursando o 9º ano, foi uma das medalhistas de ouro na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Na sua opinião, o estudo é importante para o caminho que a pessoa queira seguir. “A escola pública beneficia todos os jovens no aprendizado, sem ter como obstáculo as condições financeiras. Com esforço, você consegue chegar longe”, observa. Embora tenha dúvidas em relação à sua futura formação – se psicologia ou arquitetura -, o sonho de Valentina é estudar na Universidade de São Paulo (USP).

Ana Clara Lopes, Gabriele de Jesus Brito, Ana Karla e Valentina

Atualmente, a Escola Municipal Bem Querer conta com 382 alunos matriculados entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental, num total de 12 turmas divididas pelos turnos matutino e vespertino.

Dia do Estudante

O Dia do Estudante é comemorado no Brasil desde 1927. A origem da data remonta a algo que ocorreu 100 anos antes, em 11 de agosto de 1827, quando o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil: a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.

Em 11 de agosto de 1927, cem anos após a criação das referidas faculdades, o advogado Celso Gand Ley, sugeriu, durante uma cerimônia, que, na mesma data, fosse instituído o Dia do Estudante, já que, mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, as faculdades de Direito eram também ícones da história da educação brasileira. A sugestão foi acatada e, desde então, o Dia do Advogado e o Dia do Estudante são comemorados na mesma data. Houve ainda, dez anos depois, em 1937, a criação da União Nacional dos Estudantes (UNE).