Educação
Postado em 4 de agosto de 2023 as 12:28:49
Com a proximidade das avaliações estadual e nacional, do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed) se reuniu, esta semana, com representantes do Programa Educar Pra Valer, parceiro pedagógico desde 2018. Eles visitaram escolas e planejaram ações para a realização das provas.
O diretor Executivo do Programa Educar Pra Valer, Júlio Cavalcante, afirmou que devido aos avanços nos indicadores, Vitória da Conquista é referência para outros municípios baianos. “Eles querem saber o que é feito aqui. O crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, por exemplo, em um ponto, enquanto a maioria das cidades cresceu 0.2, é extraordinário”.

Júlio Cavalcante
Ele acrescentou que se trata de uma rede de referência muito importante para a Bahia e uma parceira valorosa do Educar Pra Valer, pela competência das pessoas e engajamento. “Temos a equipe de acompanhamento que faz um trabalho muito próximo das escolas e apoio. A equipe de formação é muito competente e ajuda os professores a melhorarem a aula, e gente percebe isso nas escolas”.
Em relação às próximas avaliações, Júlio tem a expectativa de que Vitória da Conquista continue sendo destaque. “Tem muito esforço que ainda precisa ser feito, porque é uma cidade grande, tem mais desafios, mas acreditamos que novamente será um destaque nas avaliações externas”.
Palestra – Na tarde dessa quinta-feira, 3, no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA), coordenadores dos anos iniciais e finais, professores do 5º e 9º anos, que são das turmas foco que vão participar das avaliações externas, assistiram a palestra da professora Maria Regina Passos, do Programa aprova Brasil, ligado à editora Soluções Moderna. Ela mostrou a importância de se fazer bem as avaliações, quem deve participar, qual o objetivo e no que deve ser melhorado até a próxima, mediante os resultados apresentados na anterior. Entretanto, destacou que mais importante do que provas, é o aluno ter um bom aprendizado.
- Maria Regina
- Público no auditório do IFBA acompanha palestra