Com a emissão do certificado da Embratur, que inseriu Vitória da Conquista no mapa federal do turismo, a formação do Conselho Municipal de Turismo, a apresentação do projeto do Polo Têxtil e a II Rodada de Negócios para Mulheres Empreendedoras, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), celebra ações que tiveram grande destaque no primeiro semestre de 2023.

E nesse ritmo de trabalho, já tem várias ações programadas até o final do ano. No próximo dia 17, às 17h, será entregue o projeto final do Polo Têxtil, no auditório Lúcia Dórea (Cemae). Em outubro, mês de referência para ações da Coordenação de Juventude, será realizado o projeto Outubro Jovem, que promoverá rodas de conversa, oficinas e encontros com ações nas zonas urbana e rural. De setembro a novembro acontece também o Projeto Mulheres de Conquistas!, com a realização de oficinas para facilitar o fortalecimento e a expansão dos negócios em três eixos diferentes de maturidade.

Prefeita e equipe da SMDE

O dispositivo legal utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontou, no último relatório divulgado, a criação de mais de 2 mil empregos formais em Vitória da Conquista já neste ano. Como forma de contribuir com esta estatística, a SMDE desenvolve atividades direcionados ao fomento do empreendedorismo na cidade, com oficinas voltada para os mais jovens, por meio da Coordenação da Juventude, e outras para o auxílio de micro e pequenos negócios e que contam com a parceria de instituições como o Sebrae e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

II Seminário Regional de Desenvolvimento Econômico

Em sua segunda edição, foi realizado, em maio, o Seminário Regional de Desenvolvimento Econômico, que contou com 400 inscritos em diálogos sobre empreendedorismo, o Plano Municipal de Turismo Sustentável e o Polo Têxtil, que, na primeira etapa, deve gerar cerca de oito mil empregos diretos e indiretos. Como marco do evento, foi entregue a versão final do Plano Municipal de Turismo (Planturis), documento elaborado em 2022, que se propõe justamente a colocar Vitória da Conquista na rota turística, abrindo possibilidades para que o município possa ter acesso a editais específicos abertos pelo Ministério do Turismo.

Prefeita Sheila Lemos e o secretário Marcos Ferreira

Empreendedorismo, Desenvolvimento em Pauta, Turismo e Polo Têxtil foram os quatro eixos abordados no seminário, além da Lei de Liberdade Econômica, de políticas públicas capazes de ajustar ações nas áreas de desenvolvimento econômico, social e rural, e ainda a mobilização do Sistema S, visando à capacitação da mão de obra local com vistas à ocupação dos novos postos de trabalho que serão abertos pela implantação do Polo Têxtil do Sudoeste da Bahia.

Avanços do projeto do Polo Têxtil

A implantação do Polo Têxtil está cada dia mais próxima de se tornar realidade. Iniciativa da Prefeitura de Vitória da Conquista, coordenada pela SMDE, está na quarta fase de elaboração pelos engenheiros e arquitetos da K Consultoria, liderada por Kanji Kato – um dos maiores especialistas da área na América do Sul e que assessora a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão e de Planejamento Estratégico (Faepe).

Apresentação da 4ª etapa do projeto do Polo Têxtil

De acordo com o projeto, uma área de 430 mil m² deve ser destinada ao Polo, que abrangerá lojas, mini-lojas, boxes, restaurantes, centro de convenções, praça de eventos, galpões para indústrias e atacadistas e alojamentos.

Sala da Mulher Empreendedora

Inaugurada em agosto de 2021, a Sala da Mulher Empreendedora é um espaço localizado na SMDR em que as mulheres empreendedoras de Vitória da Conquista contam com assessoria técnica, cursos de capacitação empresarial, orientação profissional, seminários e outros serviços. Desde o mês de janeiro, a sala soma recordes com uma média mensal de 135 mulheres atendidas e também, durante as duas oficinas realizadas, compareceram cerca de 450 participantes.

Rodada de negócios da Sala da Mulher Empreendedora

A Sala também realizou, no dia 1º de junho, junto ao Hub Conquista, a II Rodada de Negócios para Mulheres Empreendedoras – evento gratuito, oferecido a 50 empresárias e que permitiu facilitar a aproximação e o intercâmbio comercial entre suas empresas, estimulando parcerias, despertando interesse comercial comum, criando ambientes propícios e saudáveis para encontros de negócios e a oportunidade de divulgação de produtos a Empreendedoras.

Outras ações realizadas no primeiro semestre

A Sala Avançada Tudo Fácil Empresarial, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), permite aos cidadãos acessarem o Portal Tudo Fácil. A plataforma on-line, disponível no site oficial da Prefeitura de Vitória da Conquista, oferece diferentes serviços municipais, permitindo a otimização dos processos internos, reduzindo a burocracia e proporcionando maior agilidade a procedimentos internos.

Em junho, uma feira de artesanato com 27 barracas foi montada na travessa Lauro de Freitas em uma ação realizada pela coordenação de Economia Solidária da SMDE. O intuito foi o de ampliar a renda dos empreendedores do setor de artesanato de Vitória da Conquista.