A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu mais dois encontros com gestores escolares esta semana, para tratar de questões relacionadas à infraestrutura das escolas, alimentação, mobiliário, caixa escolar, segurança, práticas pedagógicas e Busca Ativa. Mas o destaque do encontro foi a educação especial inclusiva.

Segundo o secretário Edgard Larry, esse é um desafio em todo o Brasil, pois o número de alunos especiais matriculados em escola regular cresce a cada dia. “Pais estão mudando de cidade para matricularem seus filhos em nossa rede municipal”, disse, e ressaltou que com a finalização do censo escolar 2023, a rede municipal tem hoje, aproximadamente, 1500 alunos especiais. Destes, mais de 900 apresentam laudos de Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo que nos Cmeis já são mais de 300.

Em relação aos Auxiliares de Vida Escolar (Cuidadores). a orientação é para que eles atuem no auxílio à locomoção e alimentação. As atividades pedagógicas, adaptadas e flexibilizadas são desenvolvidas pelo coordenador pedagógico e pelo professor, o que não impede a ajuda do auxiliar nesta área. Foi ressaltado que algo a ser trabalhado pela instituição é o desenvolvimento da autonomia do aluno, para que, no futuro, não seja necessário o acompanhamento integral. “Há dificuldades. No último edital, foram 122 convocados, mas apenas 52 compareceram”.

Edgard Larry

A coordenação de Educação Especial e Inclusiva tem realizado formações constantes com os servidores escolares no sentido de aprimorar o trabalho com alunos especiais. Atualmente a rede tem 24 salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) com professores especializados. No encontro, ficou definido que a coordenação vai estudar a possibilidade de abrir uma sala na Escola Municipal Anísio Teixeira, que servirá de polo para as escolas Prof.ᵃ Celina de Assis Cordeiro, Prof.ᵃ Edivanda Maria Teixeira, José Lopes Viana e Cmei do Jardim Valéria.

Participaram do encontro, gestores das escolas municipais Anísio Teixeira, Carlos Santana, Idália Torres, Nossa Senhora Aparecida, Prof.ᵃ Celina de Assis Cordeiro, Prof.ᵃ Edivanda Maria Teixeira e Zélia Saldanha, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Gelásio Zera Alves, Pablo Pithon, Regina Ramos, Simão, Tia Zaza e Vila América.

GM Carlos Alberto falou sobre a ronda escolar