Educação
Postado em 19 de julho de 2023 as 18:05:13
O trabalho desenvolvido pelo programa Busca Ativa Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Smed) se tornou referência nacional ao alcançar os índices estabelecidos para rematrícula dos alunos. Por conta do sucesso do programa, o Unicef Brasil pediu que o trabalho realizado em Vitória da Conquista seja levado ao Distrito Federal, que está aderindo ao programa. A informação foi divulgada durante encontro promovido pela Smed, nesta terça (18), com os gestores escolares.
Também foi informado que na próxima sexta-feira (21), começam a ser entregues os uniformes para porteiros, vigilantes, auxiliares de alimentação escolar e higienização. O uso será obrigatório, com assinatura de termo na entrega, pois há itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Na área pedagógica, um dos temas mais debatidos no encontro foi a educação especial inclusiva. A Smed vai convocar 100 auxiliares de vida escolar. Segundo o secretário Edgard Larry, o objetivo desses encontros é tratar com os gestores de temas relevantes para o fortalecimento da rede. Foram abordados questões relacionadas à violência escolar, alunos especiais, processos pedagógicos, infraestrutura e material para as escolas, legalização, alimentação busca ativa escolar. “Os gestores apresentaram as demandas para a Smed e nós vamos fazer os devidos encaminhamentos”, disse o secretário.

Edgard Larry
O subcomandante da Guarda Municipal, Soledade, representando o comandante Cristóvão Lemos, informou que a corporação atua na prevenção. “Criamos o Gama e a Ronda Escolar. Estamos preocupados em manter a população mais segura e acabar com a sensação de insegurança”, salientou, explicando que a Smed e a Guarda Municipal estão avançando na questão da Central de Monitoramento de Vídeo que irá funcionar no Centro Cultural Glauber Rocha.
- Subcomandante Soledade
- Vilma Ribeiro
Para a diretora do Cmei Padre Benedito, Vilma Ribeiro Barbosa, o encontro foi positivo. “É do nosso interesse participar para tirar dúvidas, expor as nossas dificuldades, ver no que podemos ser contemplados imediatamente ou não. É um diálogo aberto com a Smed”.
Participaram do encontro, no período da manhã, representantes das escolas municipais do Bem Querer, Maria Santana, Milton de Almeida Santos, Padre Aguiar, Pedro Francisco de Morais, Professora Iza Medeiros, Ten. Cel. Manoel Joaquim Pinto Paca. E à tarde, gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) José Capitulino Teles, Padre Benedito, Conveima, Zilda Arns Neumann, Cons. Pedro Emílio e Recanto das Águas. A programação foi realizada no auditório do Ministério da Agricultura, próximo à Smed.