A secretarias municipais de Educação (Smed) e de Saúde (SMS) promoveram uma formação sobre “Aedes Aegypti: hábitos, proliferação e controle” para professores das escolas de tempo integral, pedagogos e coordenadores dos anos finais – acelera 3. A formação, realizada nesta sexta-feira (14), no auditório do Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), prevê ações em todas as escolas municipais, de julho a outubro, sobre as arboviroses provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti, a exemplo de dengue, zika, chigungunya e febre amarela. Serão desenvolvidas práticas efetivas de conhecimento e prevenção para que educadores e educandos se conscientizem da importância de se efetivar a prevenção e combate do mosquito.

Responsáveis pela formação, a técnica em Vigilância das Arboviroses, Célia Gama Ribeiro Brito, e a educadora em Saúde de Endemias, Ivanete Soares Mendes, abordaram a importância de se trabalhar nas escolas com a prevenção das arboviroses. “Percebemos o crescimento  desses casos. Este ano, já tivemos um óbito em Conquista por dengue. Essa parceria será intensificada, porque a criança ouve as informações na escola e repassa em casa. Assim, estaremos envolvendo toda a comunidade”.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Otaviano Salgado em Campo Formoso, Neuma Pereira, disse que o evento traz um esclarecimento bem maior sobre o assunto. “Levar esse assunto para sala de aula, de fato, é de suma importância, porque eu penso que a partir do momento que os nossos alunos compreendem a importância do cuidado, da prevenção, eles vão replicar esse conhecimento para as famílias, pais e responsáveis. Daí teremos uma menor infestação, porque as famílias vão passar a cuidar mais dos seus lares e de seus quintais”.

Representando o coordenador geral do Núcleo Pedagógico da Smed, Ronilson Ferreira, a coordenadora da equipe de Superintendência Escolar, Alessandra Martins, informou que o material didático já se encontra nas unidades, e que essa formação é o pontapé inicial do projeto. A diretora de Vigilância em Saúde, Alana Ferraz, destacou a parceria entre Smed e SMS. “Unir o conhecimento e a capacidade para alcançar crianças, futuras multiplicadoras em suas casas, vamos parar de ver as pessoas morrendo por causa das arboviroses. Vamos vencer com o apoio de vocês”, disse.