Gabinete da Prefeita	        
	        
	         Postado em 10 de julho de 2023 as 15:53:40	        
	        				
				
				
	        

A agenda da prefeita Sheila Lemos iniciou nesta segunda-feira (10) com dupla celebração: alunos do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA/IMS) apresentaram o programa gerado há nove meses na comunidade quilombola Barreiro do Rio Pardo.
A escolha da comunidade se deu por indicação da Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), e, graças aos projetos iniciados ali, os estudantes concorrem a quatro prêmios num evento nacional.

Prefeita Sheila Lemos e Paloma Coutinho
A prefeita elogiou o trabalho desenvolvido pelos universitários e vai buscar difundir a ideia com prefeitos de outras regiões. “Vocês saíram dos muros da universidade para enxergar a realidade no entorno e escolheram uma comunidade quilombola distante à beira do rio. É um projeto lindíssimo. Vamos apresentar esse projeto aos demais prefeitos do Brasil”. Sheila desejou sucesso no evento que acontece em São Paulo e entregou a bandeira de Vitória da Conquista aos estudantes.
Os acadêmicos fazem parte da Enactus Brasil UFBA/IMS, organização sem fins lucrativos dedicada a inspirar jovens universitários a melhorar o mundo através da ação empreendedora. Em setembro do ano passado, eles começaram a trabalhar com as 35 famílias que residem na comunidade quilombola, localizada no distrito de Inhobim.

Neste período, foi realizado o tratamento de água do Rio Pardo. São mil litros de água tratadas por hora. Outra frente de trabalho é a produção de goma de tapioca. Equipamentos e epis já foram comprados e o próximo passo será a Casa de Farinha a ser construída em adobo. Sete pessoas já estão empregadas e 15 capacitadas, impactando toda a comunidade.
Um projeto que também vem transformando a comunidade e promete alcançar outras localidade é o Linas, que busca a promoção de saúde e dignidade menstrual das mulheres, por meio da conscientização de 2 mil meninas e a fabricação de 1.600 absorventes orgânicos que tirará 600 kg de plástico do meio ambiente.
Durante a apresentação de hoje, a presidente da organização, Paloma Coutinho, agradeceu muito pelo apoio da Prefeitura. “O apoio que recebemos da Prefeitura foi essencial em todo o processo”. A diretora de projetos Amanda Brito completou: “Esse apoio trouxe mais prestígio para a Enactus Brasil UFBA/IMS”.
O Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), que será realizado de 19 a 21 de julho, reúne universitários, líderes acadêmicos e executivos que fazem parte de rede Enactus Brasil.
A visita dos alunos da UFBA foi acompanhada pela professora dos cursos de Saúde, Amanda Cordeiro Matias, que falou da sua gratificação em ver os alunos fazer empreendedorismo social de forma protagonista.
 
	 
			




