Um total de 2.108 pessoas foram vacinadas nesta quarta (5) e quinta-feira (6) contra a gripe. As doses foram aplicadas durante ação de repescagem que aconteceu no Shopping Boulevard e no Centro Cultural Glauber Rocha. No primeiro dia, 787 pessoas receberam a vacina, e hoje, 1.321.

Jaime Brito foi uma das pessoas imunizadas durante a repescagem

A coordenadora municipal de Imunização, Mariana Matos, ressaltou que mais de 100 mil pessoas foram vacinadas durante os meses de campanha e que a partir de agora as doses disponíveis nas unidades de saúde são destinadas aos idosos e crianças menores de seis anos que são o público alvo da campanha.

Moradora do bairro Ipanema, a atendente Rafaela Andrade esteve no Centro Cultural Glauber Rocha nas primeiras horas da manhã de hoje. Acompanhada dos dois filhos, que também se vacinaram, Rafaela falou sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. “A gente sabe que prevenir é melhor do que remediar, por isso é necessário que todos se vacinem”, disse.

O empresário Jaime Bispo é prova disso. Após ser imunizado, o idoso declarou que depois da vacina contra a gripe nunca mais teve a doença e aconselhou todos a aproveitarem a oportunidade para se imunizar.

Benefícios

A vacina contra a influenza tem vários benefícios, veja alguns deles:

– Prevenção para o organismo: Ao se vacinar contra a gripe, a pessoa contribui para que a defesa do seu corpo esteja pronta para possíveis contatos com o antígeno causador da doença. É uma forma de resguardar a própria saúde e, acima de tudo, prevenir-se;

– Redução no número de hospitalizações: A imunização reduz a necessidade de hospitalizações todos os anos no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2019 e 2020, a vacinação contra a gripe evitou cerca de 105 mil internações.

– Proteção de grupos vulneráveis: Uma ampla cobertura vacinal contra a gripe é a forma mais eficaz de diminuir a circulação do vírus. Assim, não é uma proteção apenas individual, mas para toda a sociedade. “É importante lembrar das pessoas que não podem ser vacinadas, por restrição médica ou condição de saúde. Essas pessoas são protegidas quando mais pessoas da população estão vacinadas”, frisa a enfermeira.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda atualização anual das vacinas contra gripe e imunização anual também. “Os vírus da influenza sofrem diversas mutações em um curto espaço de tempo e as vacinas precisam se atualizar, adicionando novas cepas para garantir máxima proteção. Além disso, anticorpos criados pelo nosso organismo diminuem com o passar do tempo e, por esse fato, precisam de um reforço.

É importante ressaltar que as unidades de saúde mantêm a vacinação de crianças com mais de seis meses e menores de seis anos, e idosos a partir dos 60 anos, enquanto durar o estoque. Portanto, as pessoas que fazem parte desse público ainda têm tempo de se imunizar contra a gripe.