A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano (Caav), realizará nessa sexta-feira, 26 de julho, na Praça 9 de Novembro, das 8 às 14h, uma ação em alusão ao dia 28 de julho – Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. A proposta é alertar a população sobre a prevenção e incentivá-la a realização de testagem para o diagnóstico das hepatites B e C.

Durante o evento, serão coletadas amostras de sangue para realização do exame de hepatites B e C, oferecidas vacinas contra hepatite B e distribuídos informativos e preservativos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 2 bilhões de pessoas no mundo já tiveram contato com o vírus da hepatite B (VHB), sendo que 350 a 400 milhões são portadoras do vírus, compreendendo aproximadamente 5% da população mundial. Estima-se que aproximadamente 3% da população mundial esteja infectada pelo vírus da hepatite C (HCV), o que representa cerca de 170 milhões de indivíduos com infecção crônica e risco de desenvolver as complicações da doença.

De acordo com a OMS, o Brasil é considerado um país de incidência intermediária para hepatite C, entretanto os estudos de base populacional e as doações de sangue revelam prevalências inferiores às estimadas, colocando o Brasil como país de baixa incidência.

O tratamento é oferecido pelo Ministério da Saúde, por meio da Prefeitura Municipal, no Caav, onde os pacientes são acompanhados por médico hepatologista, nutricionista, enfermeira e psicólogo. “Com o tratamento, a hepatite C tem possibilidade de cura, e a hepatite B em apenas 3% dos casos tem chance de cura, por isso é importante o tratamento, evitando males maiores, como a cirrose e o câncer de fígado”, ressalta a enfermeira Camila Pereira Jardim, responsável pelo atendimento às pessoas com hepatite no CAAV.

Diagnóstico: O Caav também realiza a coleta de sangue para a realização do teste no laboratório do próprio serviço. Além disso, o Centro está capacitando os profissionais de nível superior das Unidades de Saúde para realização do teste rápido de hepatite, que será realizado prioritariamente em mulheres grávidas e pacientes com sintomas da doença.

Prevenção: O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra a hepatite B. A partir de agora, homens e mulheres com até 49 anos poderão receber a vacina gratuitamente em qualquer posto de saúde. A medida beneficia um público-alvo de 150 milhões de pessoas – 75,6% da população total do Brasil. No ano passado, a idade limite para vacinação gratuita era até 29 anos.  A vacina também é oferecida a grupos prioritários, independentemente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares, rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. Em 2012, mais de 15,7 milhões de pessoas foram protegidas contra a hepatite B. A vacina é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a hepatite B e D.

Toda a produção da vacina de hepatite B é feita pelo Instituto Butantan. O laboratório público abastece o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde desde 1996.

Sobre a doença –  A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, mas também pode ser transmitida pelo contato com sangue e por materiais perfurocortantes contaminados, como alicate de unha. Por isso, o Ministério da Saúde alerta que, além do uso da camisinha em todas as relações sexuais, não se deve compartilhar escova de dente, alicates de unha, lâminas de barbear ou depilar. É importante também sempre usar materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e piercing, serviços de saúde, acupuntura, procedimentos médicos, odontológicos e hemodiálise.

Sintomas – Nem sempre a hepatite B apresenta sintomas. Quando aparecem, podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. A pessoa pode levar anos para perceber que está doente. O diagnóstico e o tratamento precoce podem evitar a evolução da doença para cirrose ou câncer de fígado, por exemplo. O teste, o tratamento e o acompanhamento das hepatites virais estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2012, foram distribuídos 759,2 mil testes rápidos para triagem de hepatite B. Outros 5,1 milhões de testes convencionais foram realizados no SUS. (Com informações site do Ministério da Saúde)