A Corregedoria Geral do Município (CRGM), ligada à Secretaria Municipal da Transparência, Controle e Prevenção à Corrupção (STPC), e a Guarda Municipal selaram uma parceria para realização de encontros com as equipes dos dois órgãos e um melhor entendimento sobre o funcionamento de ambos, alinhando os fluxos de procedimentos, além da realização de formações conjuntas.

O trabalho das corregedorias consiste na ação correcional da conduta dos agentes, tanto no exercício da profissão quanto nas atividades cotidianas. É competência da corregedoria zelar e promover a moralidade administrativa na corporação, por meio de atos normativos, de ações de fiscalização, investigação e auditoria. Ela também atua de forma preventiva, com palestras e atividades que visam conscientizar seus colaboradores sobre a importância de exercer suas funções de forma zelosa, de acordo com a legislação.

O secretário de Transparência, Matheus Novais, afirma que o corpo da Guarda Municipal é um parceiro fundamental das ações da nossa Corregedoria Geral do Município. “Pois ela é acionada a todo instante, como órgão da Segurança Pública, para intervir em conflitos, que podem ocorrer em qualquer espaço público. Nesse sentido, se faz importante a colaboração dos dois setores para a melhor condução dos processos administrativos”, ressaltou Matheus.

Segundo o corregedor-geral, Antonio Gabriel, essa reunião teve como meta alinhar objetivos em comum, em especial no que se refere a ações integradas de correição, controle e transparência, já que a Guarda Municipal é a instituição responsável pela preservação do patrimônio público e a Corregedoria-Geral um órgão que visa a apuração e a responsabilização de ilícitos cometidos em desfavor da Administração Pública. “Juntos, os dois órgãos têm muito a somar no que se refere à preservação do patrimônio e da moralidade pública. Vitória da Conquista ganha com essa parceria”, ressaltou o corregedor.

Para o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, a cooperação entre as duas corregedorias é importante, pois favorece os procedimentos da GM, sobretudo pelo seu pouco tempo de existência. “Esperamos agora fechar a data para a capacitação de nossos corregedores e dar início aos demais trâmites”, esclareceu o comandante.

Também participaram da reunião, o assistente de Correição da CRGM, Eracton Melo, o corregedor da GM, Diego Miranda, e o subcomandante da Guarda, Manoel Soledade.