Desenvolvimento Social
Postado em 24 de julho de 2013 as 15:59:20
No mês de junho, em reunião promovida entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e a Caixa Econômica Federal (CEF), foi anunciado o investimento de mais de R$ 21 milhões destinados à construção de equipamentos comunitários dos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida. Tais equipamentos, a serem financiados pelo Governo Federal, compreenderão creches e/ou escolas, postos de saúde e unidades policiais.
Em Vitória da Conquista, todos os empreendimentos serão contemplados com essa iniciativa. Com isso, o Governo Municipal, demonstrando mais uma vez compromisso com o fortalecimento da política pública habitacional, já visitou na manhã desta quarta-feira, 24, os sete empreendimentos do Minha Casa Minha Vida instalados na cidade – Europa Unida, América Unida e Vivendas da Serra; Vila Bonita e Vila Sul; e Flamboyant e Jacarandá.
“Essa foi uma visita que contou com a presença de todas as secretarias, para que seja feito um estudo conjunto, buscando melhorias para os empreendimentos Minha Casa Minha Vida, os entregues e os futuros. A Prefeitura entende que a habitação não é apenas a casa, mas é o direito ao transporte, à educação, ao meio ambiente”, salientou a diretora municipal do setor de Habitação, Regina Guimarães.
Segundo a coordenadora municipal de Eficiência de Programas e Projetos da Secretaria da Transparência, Mirlayne Ferraz, uma das funções do trabalho técnico-social que também está envolvida com esse projeto é a geração do emprego e renda. “A gente tem de emancipar também as pessoas na questão da renda, seja encaminhando essa pessoa para o mercado de trabalho, seja formalizando empreendedores individuais, grupos de economia solidária, cooperativas, associações”, disse.
De acordo com a secretária municipal de Infraestrutura Urbana, Débora Rocha, o próximo passo da Prefeitura será verificar os dados coletados nos locais. “A partir de agora a gente vai analisar quais são as necessidades de cada empreendimento, verificando como ele está inserido na malha urbana e se os equipamentos serão instalados individualmente dentro da área do empreendimento ou se poderá ser atendido por outros equipamentos já existentes no município”.
Estiveram presentes na visita membros das secretarias municipais de Meio Ambiente; Saúde; Serviços Públicos; Desenvolvimento Social; Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico; Transparência e Controle; Governo; Educação; Infraestrutura Urbana; do Gabinete Civil e Comunicação.