A Prefeitura de Vitória da Conquista entregou na tarde dessa quinta-feira, 18 de julho, o Posto de Saúde de Lagoa de Maria Clemência, localizado no distrito de Pradoso, que servirá para o atendimento das 150 famílias que moram no povoado e das localidades Riacho de Teófilo, Fazenda Monte Branco, Fazenda Mocó e parte do povoado de Oiteiro. A Prefeitura investiu 47 mil reais de recursos próprios na obra que foi indicada pelo Orçamento Participativo.

A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Guilherme  Menezes, da secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo Sampaio, do secretário de Agricultura, Odir Freire, do assessor de Gabinete, Nagib Barroso, dos vereadores Ricardo Babão, Lúcia Rocha e Florisvaldo Bitencourt, da equipe de saúde e da comunidade.

A conselheira de saúde, moradora da localidade, Vilma Viana, lembrou da luta do conselho de saúde para construção do posto. “Muitos não acreditam no conselho, esta aqui é a prova de que o conselho é forte e consegue melhorias pra gente. Com a colaboração da associação nossa luta foi vitoriosa”, ressaltou.

Para o prefeito Guilherme, a participação da comunidade nos conselhos de saúde, que hoje já somam 36 em todo município, demonstra a força da participação popular no Governo. “Eu gosto sempre de lembrar que todos são beneficiados pelas conquistas dos conselheiros. Este momento é exemplo da importância dos conselheiros”, ressaltou.

A presidente da Associação de Moradores Remanescente de Quilombos de Lagoa de Maria Clemência, Viviane dos Santos Viana, lembrou que antes o atendimento de saúde era feito na igreja da comunidade. “Isto aqui é o segundo sonho realizado este ano, primeiro foi a água encanada e agora é o posto. Estamos em um momento de festa, este presente é fruto da luta de nossa comunidade”, destacou.

A agente comunitária de saúde, Anália de Jesus Viana dos Santos, comemorou as novas condições de trabalho. “Agora temos um espaço adequado, com dois consultórios, que atenderá a todos como muito conforto”, declarou.

O atendimento da comunidade é feito pela Equipe de Saúde da Família de Pradoso, que atende 1.273 famílias de 17 povoados. Segundo o médico da equipe, Almir de Deus, esta é uma demonstração do compromisso do Governo com a comunidade. “Estamos felizes, porque tenho certeza de que a comunidade será atendida com mais qualidade e conforto”.

Florisvaldo, que durante o evento representou a Câmara de Vereadores, lembrou as conquistas da comunidade. “Luz para todos, reforma de escolas, construção de poço artesiano, transporte escolar, água encanada são frutos da luta do movimento quilombola. Aproveito para agradecer à família de Domingos Viana pela doação do terreno para construção do posto”.

Mais Postos de Saúde –  No dia 19 de julho, às 15h, será a vez da comunidade Laranjeira, localizada na região de São Joaquim. Além dessas comunidades, as obras indicadas pelo Orçamento Participativo e Emenda Parlamentar da Câmara Municipal de Vereadores beneficiarão as comunidades dos povoados de Matinha (Bate-Pé), Braga (São Joaquim), São Joaquim de Paulo (Capinal), Periquito (Capinal),  Barreiro (Distrito Industrial), Ribeirão (Distrito Industrial), Baixa do Muquém (Distrito Industrial), Baixa da Porteira (Veredinha).