Desenvolvimento Rural
Postado em 31 de março de 2023 as 14:21:25
A sucessão familiar na cadeia da pecuária leiteira foi um dos temas abordados nesta sexta-feira (31), segundo dia de programação da Semana do Produtor de Leite de Vitória da Conquista, realizada pela Prefeitura. Para uma plateia formada por estudantes, empresários, pequenos e médios produtores do ramo de laticínios, o pós-doutor em produção de ruminantes, Lucas Teixeira, compartilhou as experiências que vive há 20 anos ao lado de seu pai na produção de leite.
Durante o bate-papo, realizado no Teatro Glauber Rocha (campus da Uesb), Lucas contou que, quando não há a sucessão, a tendência natural é que a atividade seja abandonada, como aconteceu no Rio Grande do Sul, no qual 50% dos produtores deixaram a atividade. “Por isso, a importância de debatermos esse tema. Por isso que o pai deve ter o olhar sobre o filho de que este pode contribuir com novas técnicas/tecnologias, e o filho deve ter o olhar de respeito e aprendiz para o pai”, afirmou.
- Lucas Teixeira
- Luís Paulo Sousa
Lucas lembrou que a pecuária leiteira está presente em todos os municípios baianos e o panorama de produção é bastante positivo. “Então, vamos preparar os nossos sucessores, independente da área em que eles vão trabalhar. Conflitos são naturais, afinal, são gerações diferentes. Mas, priorizem o respeito, invistam em cursos técnicos, em conhecer a empresa de vocês e as questões financeiras do setor”, aconselhou.
Titular da pasta de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Sousa reforçou que a programação, que também contou com uma palestra sobre “Higiene da ordenha e prevenção da mastite para a produção de leite com qualidade”, ministrada pelo doutor em Zootecnia, Mauro Figueiredo, foi pensada pelo Governo para Pessoas para fortalecer a cadeia leiteira. Afinal, Vitória da Conquista está entre os dez maiores produtores de leite do estado, com uma produção diária superior a 51 mil litros.
“É importante que todos estejam atentos para os assuntos que trouxemos para o debate. Sabemos que a bacia leiteira aqui no município é muito expressiva. Nossa expectativa é que os participantes, sobretudo os produtores, com essa programação que preparamos, aprendam novos conhecimentos e levem para suas propriedades para fazer crescer e fortalecer a produção leiteira”, assegurou o secretário.

Francisco e Franciele
Há três anos, Francisco Farias tem se dedicado à produção de leite no município de Barra do Choça. Ele prestigia o evento desde a primeira edição. “E o que sempre me motiva a participar é a busca pelo aprendizado porque esse é um ramo que tem alguns desafios. Antes, por exemplo, a gente pensava que pastagem era plantar lá e deixar. Mas, sabemos hoje que a pastagem é uma cultura. Então, temos de aprender a cada dia, a melhorar, por isso, estou aqui hoje e gostando do que estou ouvindo”, avaliou.
Ainda, de acordo com Francisco, não havia tema melhor para ser abordado do que a sucessão familiar. É ao lado da filha, Franciele, que ele comanda a produção e foi também ao lado dela que acompanhou o bate-papo com Lucas Teixeira. “Franciele sabe fazer tudo com relação à fazenda, até mesmo as cercas elétricas foi ela quem instalou. Eu não vou pra fazenda sem ela e ter essa parceria é fundamental”, afirmou.
A 2ª Semana do Produtor de Leite de Vitória da Conquista conta com o apoio da Câmara de Vereadores, da Uesb, do Sebrae, do Senar e da Associação dos Produtores de Leite do Sudoeste da Bahia (Aprosulba).