Agricultores do assentamento Cedro, na zona rural de Vitória da Conquista, receberam, na manhã desta sexta-feira (17), a visita da equipe técnica de Fomento à Agricultura Familiar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), que fez a entrega de 300 mudas de umbu gigante aos pequenos produtores da localidade, conhecida pelo cultivo de espécies frutíferas.

As mudas, que são produzidas na fazenda experimental Pedra Mole, foram disponibilizadas para 60 famílias do Cedro. Gileno Ferreira foi um dos contemplados. Ele relatou o bom atendimento da equipe e a expectativa de lucro com uma nova cultura. “Esse serviço prestado pela Prefeitura é muito bom, para que possamos aplicar na terra e, quem sabe, se tornar uma boa fonte de renda”, declarou o agricultor.

Maria Barros é outra agricultora que recebeu as mudas e a assistência. “Solicitamos a visita da SMDR e, apesar da chuva ter dificultado a vinda no começo do ano, os técnicos vieram no tempo certo. Este acompanhamento que recebemos aqui é muito importante”, destacou Maria.

Segundo o coordenador de Fomento à Agricultura Familiar, Eduardo Castro, além das mudas e do acompanhamento, foram ensinadas técnicas de reprodução e de enxertia das plantas.

“Acompanhamos um agricultor com plantio de abacaxi lá e nas próximas semanas iremos atender outros com coleta de solo para análise e orientação técnica para correção de solo e condução das culturas. Nossa intenção é incentivar a independência na reprodução da espécie”, explicou Eduardo.

Vantagens do umbu gigante

O umbu gigante não requer grandes investimentos, como outras culturas, e pode ser comercializado no mercado local por cerca de R$ 1,00, o fruto, por ter um tamanho de três a cinco vezes maior do que o comum.