Com o tema “Entender como se Aprende para Aprender como se Avalia”, está sendo realizado nesta sexta-feira (10), o último dia da Jornada Pedagógica 2023, que acontece até o fim da tarde no auditório da Assembleia de Deus em Vitória da Conquista (Adevic). Este ano, diferentemente das edições anteriores, o planejamento pedagógico nas unidades de ensino foi realizado antes do encontro geral.

Representando a prefeita Sheila Lemos, que não pôde participar da abertura do evento, o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, abriu os trabalhos agradecendo a gestora pela confiança depositada nele e na equipe. “Nosso slogan de governo tem tudo a ver com a escola. O que é a escola senão a pessoa cuidando de pessoas? O professor escolheu essa carreira porque decidiu cuidar do ensino de pessoas”, pontuou.

O secretário discorreu os desafios e êxitos de 2022, a exemplo do resultado de Vitória da Conquista, no último Ideb, no qual ficou em 1° lugar entre as cidades com mais de 100 mil habitantes na Bahia, superando inclusive Salvador. “Avançamos em 2022 com o apoio incondicional dos professores”, afirmou. Ele encerrou seu discurso enfatizando: “Devemos ter como meta a aposta em muito estudo, pesquisa e planejamento e nunca perder o foco pedagógico, nunca deixar de lembrar que nossa essência como educadores é entender como se aprende para aprender como se avalia”.


De forma breve, o presidente da Câmara de Vereadores, Hermínio Oliveira, desejou sucesso aos professores que iniciam o ano letivo na segunda-feira (13). “Parabenizo o trabalho feito pelos professores e pela Secretaria de Educação e afirmo que a Câmara, que é a casa do povo, está aberta a todos”, disse.

A presidente do Simmp, Elenilda Campos, também parabenizou os docentes de Vitória da Conquista. “Além da nobre arte de compartilhar o nosso conhecimento ano após ano, formando cidadãos, vejo de perto o empenho desenvolvido pelos profissionais da Educação, em nossa rede municipal. Só orgulho desta categoria de luta e competente. Vimos de perto tanto na zona rural como urbana, o trabalho coletivo. Ficamos feliz em ver esse trabalho bem feito dos nossos colegas: escolas bem cuidadas, preparativo para o ano letivo com o acolhimento que nossos alunos merecem, comprometimento”, discursou. No final, a sindicalista aplaudiu os professores e reforçou que eles são os responsáveis pela formação dos cidadãos de Vitória da Conquista.

A representante do Sinserv, Flávia Hipólito, agradeceu pelo convite para participação na mesa de honra. “Essa é a primeira vez que compomos a mesa, isso é um gesto de reconhecimento de que a educação se dá com todos os servidores”, sinalizou.

O evento nesta manhã foi aberto com apresentações musicais e uma oração feita pelo Pr. Davi Boa Sorte, que cedeu o espaço para realização do evento. Ainda se fizeram presentes o subcomandante de Policiamento da Região Sudoeste (CPR Sudoeste), tenente-coronel Leite, secretários municipais e o presidente do Conselho Municipal da Educação, Marco Vinícius Lopes.

Processos cognitivo e de avaliação

O palestrante Júlio Furtado, doutor em Ciências da Educação e professor universitário, ministrou sobre o tema principal da jornada, fazendo uma reflexão a respeito do processo cognitivo, ou seja, o que acontece dentro da cabeça do aluno quando a aprendizagem está acontecendo, e qual deve ser a postura do professor no processo cognitivo da aprendizagem, a partir daí. Ele fez o link dessas duas, levando o professor a entender que o processo de avaliação precisa ser um processo bem mais leve do que geralmente se coloca dentro das escolas.

“As diferenças podem construir uma escola melhor. É o que desejo a todos vocês de Vitória da Conquista e estou percebendo que vai acontecer isso aqui: a conquista da vitória porque vocês acreditam na possibilidade da convivência entre os diferentes. Vocês estão de parabéns. Excelente ano letivo”, concluiu o palestrante ao ser aplaudido de pé pelo público presente no auditório e receber inúmeros elogios daqueles que assistiram ao evento por meio do canal da Prefeitura no Youtube. Para o professor de Geografia e também pedagogo, a experiência dele na sala de aula há 42 anos ajuda a criar uma empatia com os professores e a trazer algumas reflexões de caráter prático.

Expectativa

Monitora há menos de um ano no Centro Municipal de Educação Infantil José Capitulino Teles, Ariele Gonçalves participa pela primeira vez da Jornada Pedagógica. “Evento bem grande e bem organizado. Eu estou gostando muito. Ainda teve os dois dias lá na creche, a gente já tirou muito proveito, e a nossa expectativa é muito grande pra esse ano”, explanou.

Apesar dos 15 anos na rede municipal de Vitória da Conquista, a professora Maria Dolores, que atualmente atua no CEI de Limeira, também está empolgada com o retorno e a formação. “Graças a Deus acabou a pandemia e estamos aqui de novo para aprender, para ensinar, para interagir e com grandes expectativas de aprendizado para os nossos alunos”.

A professora ainda agradeceu a atenção da Secretaria de Educação. “Esses momentos são muito importantes. Eu não perco de forma alguma a jornada pedagógica, porque é um momento em que você aprende muito e retorna com novo ânimo, com novo gás, para receber a sua turma com mais carinho, sabendo de coisas novas ou relembrando coisas que nós já aprendemos há algum tempo, e também revendo os colegas que é muito importante. Obrigada pelo apoio de cada um”, concluiu.