A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realizou nesta terça-feira (7), no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), uma ação voltada à prevenção da gravidez na adolescência com assistidos pelo Cras I do bairro Bruno Bacelar.

A ação promoveu uma roda de conversa sobre prevenção da gravidez na adolescência e faz parte da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência. Após a palestra, os participantes foram atendidos com programas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a exemplo de: Atenção Integral à família (acolhimento, atendimentos, orientações e encaminhamentos) Programa Acessuas Trabalho (orientações sobre oficinas para o programa Jovem Aprendiz); Programa Primeira Infância, Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos e Programa Bolsa Família, emissão da carteirinha do programa IDJOVEM e ainda com serviços de saúde como: teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis; aferição de pressão arterial.

Para a coordenadora do Cras I, Adriana Matos, a atividade no Bruno Bacelar se deu ao fato de o bairro apresentar maiores índices de adolescentes grávidas na cidade. “É uma atividade importante e que propõe discutir os fatores de risco biológico, obstétricos e psicossociais às meninas. Além da atividade de hoje, promovemos palestras e orientações durante todo o ano nas escolas municipais e estaduais”, explicou Adriana.

A coordenadora Adriana (segunda da direita para a esquerda) e atendentes do Cras I

Uma das atendidas pelo Cras, Ediana Santos Silva, participa dos Cras desde a adolescência e conta que não hesitou em aceitar o convite para o evento no Sesc. “Recentemente tive meu filho, Heitor, e fiz questão de estar aqui para aprender. Os atendentes do Cras fazem um trabalho muito bom conosco, pois, até mesmo antes de ter o bebê, já consegui ter acesso aos programas sociais”, destaca Ediana.

Ediane Santos e seu filho Heitor

Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência

Desde o ano de 2019, a primeira semana do mês de fevereiro é, em todo país, dedicada à prevenção da gravidez na adolescência. De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, divulgados em 2020, cerca de 380 mil partos foram de mães com até 19 anos, o que corresponde a 14% de todos os nascimentos no Brasil, ou ainda que um em cada sete bebês é filho de mãe adolescente – dados considerados elevados em países em desenvolvimento.

Instituída pelo PLS 13/2010, em 2020, o Governo Federal enviou um projeto de lei à Câmara dos Deputados para alterar a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência de fevereiro para o final de setembro. A justificativa é que a data atual, que ocorre no início do ano letivo, desfavorece a participação efetiva das escolas, locais onde estão os adolescentes, que são o público alvo da campanha.