Desenvolvimento Rural
Postado em 20 de janeiro de 2023 as 17:28:20
Como parte do programa de apoio às hortas comunitárias mantidas na cidade com o apoio da Prefeitura, na manhã desta sexta-feira (20), as secretarias municipais de Desenvolvimento Rural (SMDR) e de Desenvolvimento Social (Semdes) realizaram mais uma ação de orientação técnica para os produtores da horta comunitária do Kadija.

Eliana Chagas trabalha na horta há 30 anos
Os engenheiros agrônomos João Rubens e Nilma Dias, da SMDR, tiraram dúvidas dos produtores sobre o manejo da horta e falaram do passo a passo para compostagem, além da importância da técnica para a produção de adubo orgânico. “A compostagem é muito simples e aproveita os resíduos produzidos pela própria horta, um custo baixo com grandes benefícios em termos de nutrição para as plantas”, explicou João Rubens.
Eliana Chagas Soares, que trabalha na horta há 30 anos, disse que, mesmo com toda a experiência adquirida ao longo dos anos, a presença do técnico na horta é muito importante, principalmente para repassar novas técnicas e tirar dúvidas. “É sempre bom aprender mais um pouco e a compostagem será uma nova experiência, porque eu já faço o reaproveitamento dos meus resíduos, mas não dessa forma. Espero poder oferecer um produto ainda melhor para meus clientes”, ressaltou Eliana.

Agrônomo da SMDR orienta produtores
Na horta do Kadija, a comunidade local e de outros bairros da cidade compram hortaliças, flores, leguminosas e plantas medicinais produzidas por 27 agricultores que trabalham na horta de domingo a domingo. Para Maria de Jesus, consumidora há 20 anos, o local oferece os melhores produtos com os melhores preços. “Tudo que a gente precisa para ter uma boa alimentação está aqui. As pessoas que trabalham aqui nos tratam muito bem, é perto de nossa casa, tenho certeza de que os outros moradores que frequentam aqui pensam do mesmo jeito. Aqui é maravilhoso, é perfeito”, elogiou Maria.
A coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da Semdes, Karine Barros, aproveitou para conversar com os produtores sobre a limpeza da área externa da horta que, por conta das chuvas, está com mato alto. “Nós já solicitamos a limpeza à Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que já colocou a horta do Kadija na programação de capina. Por isso, pedimos a compreensão, pois o período de chuvas ainda não passou, o que dificulta a execução da programação de capina”, informou Karine.

Emanuela e Karine
A produtora Emanuela Cristina Teles, que trabalha na horta há dois anos, diz que neste período de chuva é normal o crescimento do mato, que vem para ajudar a proteger os nutrientes do solo. “A gente pede para os vizinhos um pouco de paciência, porque já estamos fazendo a limpeza da horta na parte interna, com muito cuidado, para não prejudicar o solo e não perdemos o nosso adubo e logo será feita a limpeza externa, temos que entender que até o mato tem sua função na natureza”, destacou Emanuela.