Notícias
Postado em 1 de dezembro de 2022 as 18:00:33

O Centro de Atenção à Vida (Caav) iniciou a campanha do Dezembro Vermelho, na manhã desta quinta-feira (1º) – data em que também é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids/HIV – com um café da manhã na Associação Renascer para os seus membros, que também são acompanhados pelo Caav.
Administradora da casa da Associação, Maria Aparecida Barbosa, 58 anos, convive com o HIV há 20 anos e considera o seu trabalho como uma missão de vida. “A casa faz um serviço de acolher os pacientes do Caav, que são pessoas de Vitória da Conquista e cidades circunvizinhas, com o propósito de nos apoiar para nos erguermos. O HIV me mudou muito. No começo eu achei que ia morrer, mas hoje me sinto mais forte que nunca”.

Maria Aparecida Barbosa
Presente na Associação desde a fundação, Maria Eliane Luedy, de 63 anos, descobriu o diagnóstico há 25 anos, por meio de uma doação de sangue que iria fazer para um familiar. “Esses 25 anos têm sido de luta, porque não é fácil tomar a medicação diariamente, enfrentar as sequelas com o uso dela, o preconceito. Eu sou uma paciente com boa aderência ao tratamento, talvez por isso essa longa sobrevivência, porque quando eu cheguei aqui me deram seis meses de vida, então estou no lucro. Pude ver meu neto crescer, hoje tenho até bisneto. Cada dia é um dia vencido”, relembrou.

Maria Eliane Luedy
A coordenadora do Caav, Riviane Santana, agradeceu a parceria com a Associação e reafirmou o compromisso com o trabalho de assistência integral às pessoas que convivem com o HIV. “Estamos juntos, dia a dia, fazendo o possível para que todos esses pacientes que chegam ao nosso serviço sejam bem acompanhados para garantir a adesão correta ao tratamento. São muitas pessoas que estão aqui para provar que o diagnóstico de HIV não é o fim da vida, mas sim o início de uma vida um pouco diferente”.
Ainda segundo Aparecida, a parceria com o Caav é fundamental para todos que passam pelo serviço fazer o tratamento. “Os profissionais de saúde que cuidaram de mim e de todos que passam pela associação. Graças a Deus, o Caav faz um trabalho de grande suporte nas nossas vidas. Hoje não tem faltado nenhum medicamento pra gente e estamos aqui na luta, porque juntos somos mais fortes”, complementou.
Dezembro Vermelho – Ao longo do mês, o Caav e as equipes de saúde intensificam as ações de prevenção e acesso ao teste rápido de diagnóstico do HIV no município. Na próxima semana, de terça (6) até sexta-feira (9), uma tenda estará montada em frente ao CAAV, na Praça João Gonçalves (próximo à Prefeitura), com oferta ampliada do teste rápido de detecção do HIV para qualquer pessoa que tiver interesse, de forma gratuita. Vale lembrar que todas as unidades de saúde também ofertam a testagem na rotina de serviço.








