Alunos da Escola Municipal Antônia Cavalcanti e Silva foram contemplados com o Projeto “Brincar para Sanear”. O objetivo da ação, desenvolvida por representantes do Instituto Trata Brasil em 15 escolas do município, é conscientizar os alunos e suas famílias sobre o uso racional da água e a importância do saneamento básico para a melhoria da qualidade de vida, a partir de uma série de ações lúdicas. O projeto teve início no dia 26 de setembro e encerra nesta terça-feira (11).

Consultora de projetos sociais do Instituto Trata Brasil e coordenadora do projeto em cidades da Bahia, Edna Cardoso informou que após Barra do Choça e Encruzilhada, o “Brincar para sanear” agora está sendo finalizado em Vitória da Conquista, com o objetivo de atingir um público de 10 mil pessoas “Trabalhamos o tema saneamento. O Brincar para Sanear é um projeto que fala sobre o uso racional da água, sobre a importância do saneamento básico e da preservação dos recursos hídricos, temas vinculados à higiene e à saúde”. Ela agradeceu o apoio e a adesão da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed). “A Smed abriu as portas e fizemos um trabalho maravilhoso. Estamos saindo aqui de Vitória da Conquista com essa sensação de dever cumprido”.

Para a diretora da unidade, Eleni de Jesus Souto Barbosa, a criança também aprende brincando. “Fomos contemplados com esse belíssimo projeto. Ele veio complementar o que os nossos professores desenvolvem em sala de aula. A garotada está feliz, aprendendo, brincando, sobre saneamento”.

O aluno do 5º ano, Thales de Oliveira Gomes Lima, elogiou a iniciativa. “Muito bom para aprender como preservar a água, a natureza, e o que acontece com os alimentos. Está divertido, estamos aprendendo bastante”.

Representando a Smed, Lívia Vilasbôas disse que o projeto do  Instituto Trata Brasil foi aplicado em  escolas, com turmas do 1º ao 6º ano, por meio de ações educativas, de forma lúdica e com uma pedagogia bem interativa, passando para os alunos a importância e a repercussão do saneamento básico na saúde, além do uso racional da água. “Isso para que eles possam compreender a importância dessas atitudes no cotidiano, atitudes que repercutem na educação e em todo o processo evolutivo do aluno”, disse.

Segundo o secretário Edgard Larry, essa foi mais uma parceria vitoriosa da Smed. “O Instituto Trata Brasil realizou um excelente trabalho de conscientização aos alunos da nossa rede. Tenho certeza que nossos estudantes irão trabalhar agora como agentes multiplicadores em seus lares e em suas comunidades, demonstrando a importância do uso racional da água, o descarte correto dos resíduos e noções de higiene”. Ele acrescentou que outras parcerias estão sendo desenvolvidas para serem aplicadas nas escolas. “Tudo o que for benéfico e que será de aprendizado para o nosso alunado crescer em conhecimento e, principalmente, como ser humano, é bem-vindo”, ressaltou.