Educação
Postado em 26 de setembro de 2022 as 18:18:24
A comunidade surda celebra nesta segunda-feira (26), o Dia Nacional do Surdo. Marcada pela luta por direitos e inclusão, principalmente a questão da acessibilidade, a data é dedicada à conscientização da sociedade sobre diversas situações enfrentadas por esse público. Em Vitória da Conquista, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Central de Libras (CIL), atende 170 surdos.
Entre as ações desenvolvidas pela Central de Interpretação de Libras estão atendimentos externos e internos, cursos de Libras básico e intermediário, curso de formação para profissionais da rede escolar e alunos, curso de aquisição da Língua de Sinais L1, e curso de português para surdos L2. Além disso, mantém parceria com o Centro Municipal Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (Cemerf), interpretação nas consultas e cotas para atendimento médico, clínica auditiva (descontos em exames), e encaminhamento dos deficientes auditivos ao mercado de trabalho, a exemplo da indústria Dass e do hipermercado ASSAÍ.
A CIL também tem auxiliado pessoas surdas de outros municípios, como Barra do Choça, Tremedal e Piripá. O trabalho realizado em Vitória da Conquista vem servindo de referência para outras cidades da Bahia, a exemplo de Guanambi, que no último dia 20, esteve no município com uma comitiva para conhecer a experiência do trabalho com os surdos. O objetivo é implantar projeto semelhante naquele município.
Setembro Azul
O azul é a cor que simboliza a resistência da comunidade surda e remete à Segunda Guerra Mundial, quando as pessoas com deficiência, incluindo os surdos, eram identificadas pelos nazistas por meio de uma faixa azul amarrada ao braço, e encaminhadas à execução. “Foram tempos difíceis, mas muito se avançou desde essa época, graças a Deus”, disse Jaqueline França, gerente da CIL.
Ela explicou que ainda há muito a se conseguir, mas o Governo Municipal tem sido sensível à causa do deficiente visual, e a Central de Interpretação de Libras é o maior exemplo disso. “A nossa Central tem atraído a atenção de outros municípios que desejam contar com um serviço semelhante, o que significa dizer que já avançamos muito”, afirmou.
Além de parabenizar a comunidade surda por essa data, a Prefeitura está com inscrições abertas para os cursos básico e intermediário. Os interessados em conhecer e se comunicar através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), veja mais informações no link https://www.pmvc.ba.gov.br/smed-abre-novas-turmas-para-os-cursos-de-libras-niveis-basico-e-intermediario/. A CIL funciona na praça Tancredo Neves, 116, Centro.