Foi realizada, na manhã desta terça-feira, 18, na Câmara de Vereadores, uma audiência pública para debater a situação do transporte coletivo urbano e rural em Vitória da Conquista. Participaram da audiência, o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Luis Alberto Sellmann, o diretor-superintendente da Empresa Urbana Vitória, Dalton Lima de Freitas Guimarães, o consultor de Transporte, Claudinei Castanha, o representante da Cooperativa de Transporte Alternativo e Complementar de Vitória da Conquista (Coopertavir), Márcio Rogério dos Anjos Gonçalves, e o representante da Associação dos Permissionários de Transporte Rural (APTR) de Vitória da Conquista, Sebastião dos Santos Filho, além de membros da sociedade civil.

Na ocasião, o proponente da audiência, o vereador Adnilson Pereira, falou sobre a importância do debate. “É de extrema importância esta audiência, para discutirmos um tema que vai trazer significantes contribuições para a melhoria do transporte público urbano e rural do nosso município”, afirmou.

O consultor de Transporte, Claudinei Castanha, destacou as melhorias que serão implementadas no sistema de transporte coletivo. “Acompanho o sistema de transporte coletivo do município desde 97, e, recentemente, a Prefeitura elaborou um novo estudo sobre o transporte público, e vai implantar um sistema novo, moderno, com melhorias significativas para toda a população”.

O secretário de Mobilidade Urbana, Luis Alberto, falou sobre a licitação do transporte coletivo. “A licitação foi concluída. E o Governo Municipal fez questão de que esse edital de licitação fosse discutido maciçamente, de forma muito abrangente com a população, e isso foi feito, tivemos audiências, reuniões, uma série de atividades envolvendo a comunidade. Esse edital veio com um formato de ação conjunta entre Prefeitura e população”, disse.

Ainda em sua fala, o secretário municipal falou dos prazos para a implantação das melhorias no sistema de transporte coletivo do município. “A previsão é de que, no mais tardar, a partir do dia 15 de julho, já estaremos com esses contratos firmados. A partir disso, o prazo para implantação efetiva do novo sistema de transporte coletivo urbano é de 90 dias. E daí, após 60 dias, iremos implantar um dos maiores benefícios para a população de Conquista que é o bilhete único”.

Manutenção das tarifas – Ao se referir ao preço das tarifas dos transportes coletivos, Sellman disse que os preços serão mantidos. “O custo da tarifa sempre foi levado de forma muito séria e transparente pela Administração Municipal. O que define o reajuste de tarifas é o custo por passageiro. As duas empresas protocolaram um pedido de reajuste, mas a Prefeitura não autorizou o aumento”.

Melhorias no Transporte Coletivo – O edital do processo de licitação que foi concluído recentemente prevê a criação de um sistema de atendimento ao usuário, por meio do qual os cidadãos poderão interagir com a Gestão Pública, apresentando sugestões, reclamações, denúncias ou elogios, que serão atendidos num prazo previsto de 24h. Para isso, a Administração Municipal disponibilizará um número de ligação gratuita para a população.

Uma das vantagens do novo sistema será a integração tarifária, também chamada de bilhete único. Com a mudança, o cidadão poderá pagar apenas uma tarifa, dentro de um espaço de tempo determinado, para se deslocar para um percurso no qual necessite pegar mais de um ônibus.

 A aquisição de créditos para o Bilhete Eletrônico Municipal também ficará mais fácil. Serão abertos mais dois pontos de venda: um na zona leste, outro na zona oeste, favorecendo principalmente os estudantes que utilizam transporte coletivo. A segurança dos passageiros e operadores dos veículos também será aumentada com a instalação de câmeras de monitoramento em toda a frota. As imagens serão monitoradas pelas próprias empresas.

As condições de acesso ao transporte coletivo também vão melhorar bastante. A frota total será ampliada inicialmente para 160 carros, com, no mínimo, 50 ônibus adaptados. As empresas estão comprometidas com a aquisição de pelo menos 30 veículos 0 km, adaptados para deficientes físicos. Além disso, toda a frota receberá um degrau adicional na porta dianteira, para facilitar a entrada de pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e gestantes.

As mudanças não param por aí. A partir da implantação, as empresas terão que realizar ações voltadas para a responsabilidade ambiental. Os veículos terão escapamento vertical com catalisador, para reduzir o lançamento de poluentes na atmosfera. As empresas vencedoras, Serrana e Vitória, deverão implantar programas regulares de capacitação de funcionários, considerando as diversas áreas de atuação. A preservação ambiental deverá ser tema de capacitação oferecida a todos os funcionários.