A Prefeitura vai começar a pagar uma gratificação mensal de R$ 300,00 aos 68 auxiliares de saúde bucal que atuam na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A medida atende a um pleito dos profissionais e foi anunciada pela prefeita Sheila Lemos, na tarde desta quinta-feira (18), em reunião com representantes dos trabalhadores e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserv). O encontro teve a participação da secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, e da subsecretária da pasta, Kalilly Rocha.

O auxílio financeiro constará da folha de pagamento de setembro e é uma das iniciativas de valorização da categoria. O Governo Municipal também tem investido na melhoria das condições de trabalho dos profissionais, com aquisição de cadeiras especiais para os auxiliares de saúde bucal, jalecos e ar condicionado para todas as unidades de saúde.

“A valorização do servidor é uma das prioridades da nossa gestão. Estamos sempre buscando formas de melhorar as condições de trabalho dos nossos servidores, que prestam importantes serviços à população”, comentou a prefeita Sheila Lemos, completou: “Hoje me reuni com os auxiliares de saúde bucal do município, para ouvir as demandas da categoria. Os profissionais recebem apenas um salário mínimo, e nós conseguimos atender a uma das solicitações mais antigas da categoria: a concessão da gratificação”.

Para Karina Xavier, auxiliar de saúde bucal da unidade de saúde de São João da Vitória, este é um dia histórico. Segundo ela, além de ter a demanda atendida, foi a primeira vez que a categoria foi recebida por um chefe do Executivo Municipal. “Tudo isso reflete na questão da valorização do funcionário em si, porque essa valorização vem de uma melhor condição de trabalho, de reconhecimento financeiro. É importante para a categoria, para que possamos dar continuidade às nossas atividades de forma mais satisfatória”, disse.

O Sinserv foi responsável por intermediar a solicitação dos servidores. “Essa era uma luta de muito tempo. Hoje, quando a gente sentou com a prefeita e ela atendeu a demanda, nós ficamos muito felizes”, avaliou Lúcia Chagas, presidente do sindicato. Ela também elogiou o êxito que os movimentos sindicais têm tido no atendimento das demandas pela atual gestão.