Notícias
Postado em 5 de junho de 2013 as 19:26:12
Um pequeno furinho no pé e uma gota de sangue são suficientes para detectar uma série de doenças congênitas, como a fenilcetonúria, hemoglobinopatias, hipotireoidismo congênito e fibrose cística, que se tratadas precocemente podem evitar deficiências mentais e problemas de desenvolvimento da criança.
No Brasil, o teste do pezinho gratuito e obrigatório foi instituído em 1992 e é coletado na primeira semana de vida do bebê. Para enfatizar a importância do exame, o Governo Federal determinou o dia 6 de junho como Dia Nacional do Teste do Pezinho.
Em Vitória da Conquista, o teste é realizado em todas as unidades de saúde e no Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde Pública de Vitória da Conquista, e as amostras são encaminhadas para o Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN), da Associação de País e Amigos dos Excepcionais (Apae), localizado em Salvador. No Esaú, os testes são realizados de segunda a sexta, no turno matutino. O serviço é voltado para os recém-nascidos que ainda estão na instituição.
Em 2012, a Secretaria Municipal de Saúde fez a coleta 4.905 testes, uma média mensal de 410 exames. “Este é um dos principais exames da triagem neonatal que os bebês precisam fazer ainda na primeira semana de vida e que garantem o bom desenvolvimento das crianças. Todas as unidades de saúde estão aptas para realização do exame, que é simples, mas muito importante”, explica a coordenadora de Saúde da Criança e da Mulher da Secretaria de Saúde, Talita Ferraz.






