Ao som da Zumba, uma aula de dança e ginástica, com músicas que misturam diversos estilos que têm passos e ritmos do mundo todo, se iniciou o dia nesta quarta-feira, 29,  na Secretaria Municipal de Educação (Smed) na sétima edição do “Dia do Desafio”.

Ao mesmo tempo, em todas as escolas da rede municipal e pastorais, equipes do projeto Escola Mais praticaram atividades físicas, divulgando a importância e necessidade da ação. Para a professora de Educação Física, Carla Carvalho, “a atividade física aliada à dança tem como foco proporcionar bem-estar e benefício físico. As pessoas devem escolher a atividade com que mais se identificam e não se esquecer de procurar um profissional da área para indicar corretamente o que deve ser feito, pois, atividade física tem que ser com segurança”, afirmou.

Neste ano, Vitória da Conquista enfrenta a cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. “Eu fico muito feliz por ver toda a equipe da Secretaria de Educação participando desse momento tão importante. Parabenizo a todos pela iniciativa de promover a prática esportiva e hábitos mais saudáveis”, afirmou o secretário de Educação, Luiz da Ibiapaba e Silva.

A coordenadora do Núcleo Pedagógico da Smed, Jocelma Gusmão, fez questão de destacar o empenho do município no evento e relatou sua expectativa. “Nossa cidade sempre marcou o 1º lugar no “Dia do Desafio”. Nós esperamos que toda a cidade esteja mobilizada para termos uma ótima pontuação e continuarmos sendo um destaque nacional na promoção da atividade física”.

Saiba mais – O “Dia do Desafio” é um evento realizado anualmente com o intuito de incentivar à prática da atividade física e esportiva para melhoria da qualidade de vida. A ideia principal da competição é envolver pessoas, de todas as idades, classes sociais e profissões, na prática da qualquer tipo de atividade física. A organização do evento fica por conta das Prefeituras, sob orientação do Serviço Social do Comércio/Sesc.

Em 2012, na sexta edição do evento, Vitória da Conquista disputou o título de campeã com Luque, do Paraguai. Conquista teve 14,45% de participação enquanto a outra cidade obteve 5,15%. Em ruas, academias, praças, instituições de ensino e, até mesmo, nas residências, pessoas de todas as idades se dedicaram a prática de esporte ou atividade física. Com este empenho coletivo a cidade acumula cinco prêmios.