Um passeio pela memória de Vitória da Conquista. Este foi um dos objetivos da visita realizada pelo Grupo de Crianças do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), do bairro Bruno Bacelar, ao Museu Regional de Vitória da Conquista – Casa Henriqueta Prates. A atividade aconteceu na tarde desta segunda-feira, 20.

No museu, localizado na Praça Tancredo Neves, o grupo também vinculado ao projeto Escola Mais da Escola Municipal Zica Pedral, pôde conhecer um pouco mais do legado da cultura conquistense. “Eles estão tendo a oportunidade de sair de uma bairro periférico para conhecer um espaço cultural, e aqui estamos trabalhando com eles o cuidado, o zelo com o nosso patrimônio, de modo que eles saiam do ambiente escolar e tenham um aprendizado mais significativo”, disse a coordenadora do Projeto Escola Mais, Elaine Cardoso.

A psicóloga do Cras, Carla Maria dos Santos acompanhou a atividade e disse que além de conhecimento, a visita permite descontrair as crianças . “No museu a gente tem a oportunidade de apresentar Conquista para eles, como a cidade surgiu e se desenvolveu”, destaca.

O Museu – Construída há mais de cem anos, a Casa Henriqueta Prates, localizada no centro histórico de Vitória da Conquista, possui características da arquitetura colonial brasileira dos séculos XVII e XVIII e primeira metade do XIX. Além de permanecer como um modelo arquitetônico, a casa é testemunho de um espaço que abrigou algumas gerações da família de Henriqueta Prates, nascida em 1863 e que tornou-se ilustre personagem da vida social conquistense.

Cras – Vitória da Conquista conta com 8 CRAS que atendem mais de 6 mil famílias de diversos bairros conquistenses, contribuindo para o fortalecimento do vínculo familiar  e comunitário, por meio de campanhas socioeducativas e atendimentos psicológico e assistência social.