Educação
Postado em 4 de fevereiro de 2022 as 18:52:32
e atualizado em 8 de fevereiro de 2022 as 15:23:20

Qualificação para os coordenadores da Smed na quinta
Como parte da programação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) realiza uma roda de conversa sobre direitos sexuais e direito à saúde reprodutiva, neste sábado (5), tendo como público-alvo pessoas de 12 a 18 anos. O evento acontece a partir das 9h30, na Pastoral Nossa Senhora das Graças, no Bairro Cruzeiro.
E ontem (3) no auditório Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente, a Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou uma qualificação para os coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A ação, realizada teve como objetivo transformar os coordenadores em multiplicadores das informações apresentadas para os professores, escolas, possibilitando que o conteúdo chegue ao aluno.
A apoiadora institucional da Atenção Básica, Gabriela Patez, apresentou o trabalho realizado pelo Programa Saúde na Escola, como a prevenção às arboviroses e Covid-19, além de enfatizar a importância de ter a caderneta de vacinação em dia. Avaliação bucal, ocular e auditiva também são realizadas, assim como alertas para uma alimentação saudável, evitando a obesidade.
Gabriela mostrou a disponibilidade da Atenção Básica de estar nas escolas. “Aproveitar os momentos com os pais que as escolas já tem, reuniões por exemplo, para nos convidar a participar, falar um pouco sobre isso. Os pais com abertura para este tema, para falar sobre isso, facilita muito nosso trabalho”.
- Gabriela Patez
- Jéssica Gabrielly
- Marcelo Pires
- Wágner Lemos
A enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) na Urbis VI, Jéssica Gabrielly, abordou a Prevenção da Gravidez na Adolescência. e apresentou os problemas que uma gravidez precoce pode ocasionar. Os psicólogos Marcelo Pires e Wágner Lemos que atuam no Centro de Apoio e Atenção à Vida (CAAV), abordaram sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e as dúvidas mais comuns entre os adolescentes sobre o assunto.
Para a coordenadora operacional do Busca Ativa Escolar, Emília Guimarães, o evento foi positivo por mostrar mais uma atividade desenvolvida em conjunto por secretarias. Ela destacou “a experiência e o conhecimento dos profissionais de saúde que hoje para nós foi passado, a fim de sermos multiplicadores dentro das escolas, alcançando nossos alunos”.
O coordenador do Núcleo de Dados e Estatísticas Pedagógicas, Rodrigo Sousa Ferreira, afirmou que “sempre na nossa dinâmica social é necessário rever conceitos, trabalhar com as novas perspectivas, seja na parte de doenças sexualmente transmissíveis, ou de comportamentos sociais. É de suma importância ser trabalhado pelos profissionais que dominam essa área, que seja propagada para educação e assim, possamos multiplicar efetivamente para nossos alunos”.
- Emília Guimarães
- Rodrigo Ferreira