Na manhã desta quarta-feira, 15, o prefeito Guilherme Menezes recebeu das mãos da médica Gisela Abreu, representante da Sección Independiente de Control de Cáncer, do Ministério da Saúde Pública de Cuba (Minsap), a carta de intenção para realização do Projeto Conquista.
A mesma carta foi assinada pelo prefeito, Guilherme Menezes, pelo diretor-presidente do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Ricardo Santine, e pelo o diretor-geral da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS) e representante da Secretaria Estadual de Saúde, Washington Abreu.

A ação fez parte da programação do seminário “Um olhar para câncer a partir da Atenção Primária” e contou com a participação de profissionais e estudantes da área de saúde. Também esteve presente o coordenador de epidemiologia do Inca, Cláudio Noronha.

Durante a ocasião, o prefeito, Guilherme Menezes, informou a todos que o Projeto Conquista vem sendo elaborado a mais de um ano, e que a carta é um documento que sela a parceria entre Vitória da Conquista e Villa Clara. “Nosso município se sente honrado com essa parceria que beneficiará a população das duas cidades. Hoje o câncer mudou, antes era uma doença terminal, agora é uma doença crônica, por isso estamos abraçando esse compromisso com toda responsabilidade necessária”, declarou.

A província de Villa Clara foi escolhida pelo Ministério da Saúde de Cuba por ser a cidade que possui a maior mortalidade por câncer no país e pelo envelhecimento da população. “Creio que esse projeto será muito importante para população das duas cidades. Esta é uma carta que também sela o compromisso de Villa Clara desenvolver o Projeto Conquista”, explicou a médica cubana, Gisela Abreu, durante a entrega da carta.

Carlos Trindade

Parceira do Projeto Conquista, a FESF-SUS, por meio dos seus técnicos, ajudou a elaborar o projeto. “Este é sem dúvida o principal momento do Projeto Conquista até agora. Com esta carta e com a realização do seminário, nós já estamos iniciando de fato a execução. A FESF-SUS está muito satisfeita com este momento que estamos proporcionando aos profissionais e aos estudantes de saúde”, ressaltou Carlos Trindade.

O Projeto Conquista: Vitória da Conquista foi o município escolhido para representar o país nesse projeto piloto Cooperação Brasil-Cuba para o Controle do Câncer. A cidade foi selecionada por apresentar tempo de investimentos na atenção básica, como coordenadora do cuidado superior há 10 anos; localização na região nordeste do Brasil; população acima de 100 mil habitantes e abaixo de 500 mil habitantes, um tamanho de rede que permitisse as proporções de um projeto piloto em área demonstrativa. A cobertura de saúde da família acima de 50%, de serviços oncológicos; a referência regional de saúde para impacto ampliado do projeto e o histórico de êxito na implantação de projetos na atenção básica também fizeram parte dos requisitos para o município ser escolhido.

A proposta de prevenção do câncer na atenção básica tem por objetivo principal trazer novas perspectivas para o controle do câncer. O projeto se encontra dentro de uma ampla parceria internacional entre os dois países para a área da saúde, envolvendo também a colaboração no campo da produção de biotecnologia.

Um dos temas da Cooperação Internacional são as ações terapêuticas e o programa de controle do câncer. Dentro desse tema de cooperação, está sendo desenvolvido o Projeto 3: Programas de Controle do Câncer em áreas demonstrativas de Brasil e Cuba, com duração prevista de três anos (2012- 2015). O Projeto Conquista está contido no Projeto 3 da Cooperação, sendo a área demonstrativa brasileira selecionada.