Mais de 120 pessoas se reuniram no começo da noite dessa terça-feira, 14, para o exercício de participação direta da população na gestão pública. Foi mais uma plenária do Orçamento Participativo, dessa vez realizada na Escola Municipal Almerentina Costa, na Chácara Guarani. O encontro contou a presença de moradores de povoados vizinhos, como o Vila Verde, Povoado Choça, Campo das Flores, Assentamento Cedro e Mirassol.

As plenárias têm o objetivo de levar informações sobre o orçamento, os recursos e as possibilidades de investimento da Prefeitura. Ao mesmo tempo, o Governo Municipal ouve as necessidades da comunidade, recebe sugestões e encaminha as propostas apresentadas pela população.  “O Orçamento Participativo é isso: um diálogo entre o Governo Municipal e a população. É o momento da população tomar conhecimento das ações da Prefeitura Municipal e também solicitar obras para a sua comunidade”, ressaltou o secretário de Governo, Edwaldo Alves.

Thiago Pinheiro, delegado do OP e morador da Chácara do Guarani

Reconhecimento popular – Ao longo de 17 anos de atuação, o OP foi responsável por muitas obras que melhoraram a infraestrutura dos bairros e povoados do município. Fato que pode ser comprovado pela população durante essas reuniões. O delegado do OP e morador da Chácara do Guarani, Thiago Pinheiro, falou sobre as melhorias obtidas com esse instrumento.  “A gente acredita que é um instrumento em que as pessoas podem se expressar e colocar em pauta as demandas da comunidade. Já conquistamos muitas melhorias desde que esse instrumento foi implantado, a exemplo do posto de saúde do povoado da Choça, do asfalto e da creche da Lagoa das Flores. Temos confiança que as novas demandas também serão atendidas”, disse.

Antônia Maria, moradora do povoado de Vila Verde

A aposentada e moradora do povoado de Vila Verde, Antônia Maria, também avaliou positivamente o OP. “Só tenho a agradecer a oportunidade de poder participar do OP. Acompanho a execução do Orçamento Participativo desde 1997. Antes disso, nós víamos o péssimo estado em que a cidade se encontrava. O OP nos ensinou muito e nos aproximou das decisões e da administração municipal. Nós vimos nascer uma nova cidade”, salientou

Dona Normelia Sampaio, moradora do povoado da Choça

Dona Normelia Sampaio, moradora do povoado da Choça, está participando pela primeira vez do OP e confia no instrumento. “Tem 7 anos que moro aqui no povoado, mas essa é a primeira vez que participo do Orçamento Participativo e eu estou achando muito boa essa reunião. Esses encontros são muito importantes pois dão voz à população, e antes isso não existia. Foi um avanço para a cidade e para mim é um privilégio poder fazer parte disso. Acredito que as nossas reivindicações serão atendidas”, afirmou.

Após a apresentação das demandas, a comunidade elegeu 12 delegados para apresentarem as reivindicações e as propostas mencionadas durante a plenária no Congresso do Orçamento Participativo. O evento será realizado no dia 8 de junho, e terá a participação de todos os delegados escolhidos pelos moradores de cada bairro ou localidade da zona rural.