A equipe multidisciplinar que vai participar do seminário do Projeto Conquista, com a temática “Um olhar para o câncer a partir da Atenção Primária”, já está em Conquista. Os representantes das instituições parceiras: Instituto Nacional do Câncer (Inca), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS) e o Ministério da Saúde Pública de Cuba (MINSAP) foram recepcionados pela equipe da Administração Municipal, na noite desta segunda-feira, 13, com um evento intimista no Memorial Régis Pacheco.

Na ocasião, foram realizadas apresentações musicais do maestro Carlos Porto e da cantora Rita Pithon. Os presentes puderam apreciar o som da boa música de compositores como Chico Buarque, Pixinguinha, Noel Rosa e Chiquinha Gonzaga. “A gente sabe o quanto a música faz bem a alma. Por isso estamos aqui hoje, para dar as boas-vindas para a equipe que integra esse projeto tão grandioso”, explanou o prefeito Guilherme Menezes.

Ainda em sua fala, o prefeito falou sobre a importância do Projeto Conquista, que consiste na abordagem do câncer ainda na Atenção Básica. “ É um projeto que visa acabar com esse estigma da doença. Ainda estamos nos primeiros passos, sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente e com certeza faremos o máximo para a boa execução do projeto”.

A médica da Sección Independiente de Control de Cáncer, do Ministério da Saúde Pública de Cuba (MINSAP), Gisela Abreu, aprovou a recepção. “Achei muito linda essa recepção, com belas músicas e um ambiente muito amistoso e cálido”, afirmou. Ainda em sua fala, ela destacou a possibilidade de troca de experiências que o projeto vai proporcionar para os dois países. “Esse projeto será muito bom para ambos países, porque poderemos discutir de que maneira a implementar as ações de tratamento e prevenção do câncer. No seminário, vamos traçar vários perfis de diversas áreas a fim de trocar experiências. Será um momento muito rico”, completou.

O seminário será realizado nessa terça, 14, e na quarta,15,  no Auditório da Escola de Formação em Saúde da Família. A programação inclui três conferências abertas ao público que tratarão da situação do câncer no Brasil e em Cuba e o cuidado a partir da atenção primária. Durante o evento, serão realizadas ainda quatro oficinas para os profissionais da área de saúde, com os temas câncer do colo do útero, de mama e de pulmão (tabagismo) e cuidados paliativos, ministradas por técnicos do Inca e profissionais do Município de Vitória da Conquista.

 O Projeto Conquista: Vitória da Conquista foi o município escolhido para representar o país nesse projeto piloto Cooperação Brasil-Cuba para o Controle do Câncer. A cidade foi selecionada por apresentar tempo de investimentos na atenção básica, como coordenadora do cuidado superior há 10 anos; localização na região nordeste do Brasil; população acima de 100 mil habitantes e abaixo de 500 mil habitantes, um tamanho de rede que permitisse as proporções de um projeto piloto em área demonstrativa. A cobertura de saúde da família acima de 50%, de serviços oncológicos; referência regional de saúde para impacto ampliado do projeto e histórico de êxito na implantação de projetos na atenção básica também fizeram parte dos requisitos para o município ser escolhido.