Cultura
Postado em 14 de maio de 2013 as 12:55:26
e atualizado em 17 de maio de 2013 as 11:08:02
O cantor fez show exclusivo e contagiante para os fãs nessa segunda-feira, 13
Com canções que vão desde o clássico ao afroreggae, o cantor e compositor Jau fez o público cantar e dançar durante a noite de encerramento do Festival da Juventude – Ano II. O soteropolitano, que começou no Olodum e hoje vivencia a carreira solo, presenteou o público do festival nessa segunda-feira, 13, na Praça Barão do Rio Branco, com um show exclusivo e pra lá de envolvente.
Nem o frio e o tempo chuvoso impediram que os fãs fossem conferir de perto o carisma e a simpatia contagiante do cantor. O repertório, que mesclou antigos sucessos com algumas músicas novas, fez o público vibrar e começar a semana com uma segunda-feira diferente. “Estou muito feliz por estar aqui em Vitória da Conquista, que é uma cidade que eu amo e que as pessoas me recebem muito bem. Estou feliz também por essa iniciativa da Prefeitura de valorização do cidadão e de levar o debate, a discussão política e o fomento da cultura para os jovens. Estou torcendo para que outras administrações brasileiras copiem esse modelo porque a gente precisa é disso, de fomentar a cultura e promover o debate para a nossa juventude”, declarou o cantor.
Canções como “Vestido de prata”, “Cidade dos Poetas”, “Telegrama” e “Sandália de Couro” foram facilmente acompanhadas pelo coral que se formou na plateia. Nela, estava a vendedora Cleide Ramos, fã do cantor há três anos. “Adoro Jau e sempre que posso estou acompanhando seus shows”, contou.
Entre o público, também estava a presença ilustre do rapper e escritor brasileiro Gog. Ele, que se apresentou em Vitória da Conquista nesse sábado, 11, ficou na cidade para conferir as últimas atividades do Festival da Juventude, além de prestigiar o show de Jau. “O festival tem tudo para acontecer na terceira, quarta, quinta e várias outras edições. É um espaço para a juventude estar dialogando nesta cidade aconchegante, com gente bonita e inteligente. Nessa segunda-feira maravilhosa, com o show de Jau, acho que todo mundo saiu ganhando”, declarou o rapper.
Jau se apresentaria em Vitória da Conquista nesse domingo, 12, mas não pôde devido às condições climáticas que impossibilitou o pouso do avião.
Fechando com “chave de ouro” – Ao final do show dessa segunda-feira, o cantor ainda teve fôlego para fotografar com vários fãs no camarim. Para a estudante Carine Alves, Jau encerrou o Festival da Juventude com “chave de ouro” já deixando o público na expectativa para 2014. “Todo o festival foi maravilhoso, e Jau, sem dúvida, foi uma das atrações mais esperadas neste ano. Acompanho tudo dele e gosto de todas as suas músicas. Ano que vem com certeza estarei presente no festival novamente”, contou. “Este ano, o Festival da Juventude foi espetacular”, enfatizou o gerente de uma empresa de mídia, Bruno Caíres.
Para Jau, cada apresentação em Vitória da Conquista já tem uma característica especial. “Amo essa cidade e tenho grandes amigos. Aqui tem um clima charmoso, as pessoas são charmosas e tem uma boa administração. Eu já sou um conquistado”, brincou.
Além dos shows musicais na Praça Barão do Rio Branco, durante a segunda edição do Festival da Juventude, 29 atividades de formação aconteceram em diversos espaços públicos da cidade, promovendo discussões sobre políticas públicas voltadas ao público jovem nas Rodas de Conversa, Oficinas e Minicursos. Temas como drogadição, cidadania das jovens mulheres, LGBT, ecumenismo, empreendedorismo juvenil e cultura popular foram abordados. O teatro, a dança e as ações autogestionadas também tiveram espaço garantido na programação.
O Festival da Juventude é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, com o apoio da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.