“É uma concentração de atrações que, além de serem gratuitas, são de muito boa qualidade”, disse um estudante de Ilhéus

A Praça Barão do Rio Branco esteve lotada na noite de sábado, 11, a segunda do Festival da Juventude – Ano II. Após um dia inteiro de atividades acadêmicas, palestras e oficinas, o público foi conferir as atrações locais e nacionais que se apresentariam no palco principal do evento: o pernambucano Otto e o ex-Titã Arnaldo Antunes, além das bandas Hendrix Armorial, Arcabuzz e Complexo Ragga.

Muitos vieram de outras cidades, como Suellen Souza. Embora seja natural de Vitória da Conquista, ela atualmente vive em Ilhéus, onde estuda Comunicação na Universidade Estadual de Santa Cruz. O festival fez com que ela revisse a agenda e marcasse a viagem à cidade natal.

Suellen Souza e Arthur Slaibi

“Sempre admirei muito Vitória da Conquista, do ponto de vista da produção artística. Investimento, geralmente tem. E sinto falta disso na região sul. Sempre que tenho oportunidade, eu venho para cá, para poder rever a família e os amigos e para aproveitar as coisas que a cidade tem para oferecer. Otto e Arnaldo Antunes, para mim, estão no mesmo nível de preferência”.

O namorado de Suellen, Arthur Slaibi, estuda Direito na mesma universidade, em Ilhéus. Ele a acompanhou na viagem a Vitória da Conquista e, pela primeira vez, participa do Festival da Juventude. Segundo Arthur, o que o atraiu – além da namorada, naturalmente – foi a programação musical do evento, diferente dos de outras cidades por onde ele já passou.

“O que me atraiu no Festival da Juventude foi a música, que é muito diferente do que a gente está acostumado aqui na Bahia. É uma concentração de atrações que, além de serem gratuitas, são de muito boa qualidade”.

Maria Clara Costa

A estudante Maria Clara Costa mora em Vitória da Conquista e, atualmente, cursa o terceiro ano do Ensino Médio. Para ela, a segunda edição do Festival da Juventude está ainda melhor que a primeira, da qual ela também participou, em 2012.

“Este ano, o evento está ainda mais organizado. As atividades estão melhor distribuídas na cidade, ficou muito legal. E este ano, quero ver o Complexo Ragga, que é de Conquista mesmo”.

A voz da juventude – A criação de uma coordenação para atender às necessidades da juventude conquistense, já no início de 2013, evidencia o interesse do Governo Municipal em dar voz e visibilidade ao setor que representa uma parcela significativa da população conquistense. A coordenação da Juventude, ligada à Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, vem atuando, desde então, para melhorar a qualidade de vida de jovens das zonas urbana e rural. A Prefeitura também reativou o conselho da juventude e está trabalhando em importantes projetos como a Praça da Juventude e o Estação Juventude.