Notícias	        
	        
	         Postado em 20 de agosto de 2021 as 08:45:59	        
	        				
				
				
	        

Ao longo deste mês da campanha do Agosto Dourado, que incentiva e apoia o aleitamento materno, todas as unidades de saúde da Atenção Básica têm promovido dias “D” com diversas atividades para gestantes, puérperas, mães, recém-nascidos e crianças, intensificando todas as ações que já são da rotina das equipes de saúde.
Na unidade de saúde do CAE II, no bairro São Vicente, mães lactantes participaram de uma roda de conversa e tiraram dúvidas sobre o período da amamentação com equipe de multiprofissionais do serviço. Luana Almeida, 21 anos, mãe da pequena Cecília, de 5 meses de vida, participou da roda e sabe da importância do leite materno para o desenvolvimento da filha, mesmo sendo um processo muito difícil. “Eu tive muita dificuldade para amamentar no período do puerpério e precisei complementar com a fórmula, mas eu sei da importância que a amamentação tem, porque é uma conexão que a gente cria com o nosso bebê e tudo vira um aprendizado”, ressaltou Luana.

Todos os anos, a campanha do Agosto Dourado mobiliza a sociedade para dialogar, incentivar e apoiar a amamentação com leite materno durante os primeiros meses de vida da criança. As ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Banco de Leite Humano e Fundação de Saúde Pública de Vitória da Conquista (FSVC) se voltam para a importância desse alimento que garante o desenvolvimento saudável dos bebês e crianças.
“Reconhecemos que a prática do aleitamento materno é, ainda, um grande desafio para profissionais de saúde, mães e também para a sociedade. Por isso, o agosto dourado traz essa oportunidade de ampliar o conhecimento e conscientizar sobre o assunto, uma vez que o tema ganha destaque, dando apoio às mulheres que amamentam e ao trabalho dos profissionais de saúde”, destaca Gislany Silveira, coordenadora da área técnica de Saúde da Criança e do Adolescente da Atenção Básica.
A campanha Agosto Dourado é realizada de acordo com a estratégia da Rede Cegonha e é uma das prioridades das políticas públicas municipais que garantem a saúde de mãe e filho. A programação será encerrada no dia 28 de agosto com diversas atividades, em um drive-thru no Centro Cultural Glauber Rocha.

	
			




