Com um mutirão de vacinação que vem sendo realizado na zona rural de Vitória da Conquista, desde o dia 5 deste mês, as equipes de imunização da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já aplicaram a 1ª dose contra a Covid-19 em 20.087 moradores dos 11 distritos. Com a 2ª dose já foram vacinadas 9.876 pessoas. Os números são da vacinação realizada até ontem (22).

Esta semana, o trabalho das equipes foi acompanhado pela  secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, que também aplicou vacina. Ramona diz que a SMS está realizando um trabalho especial para garantir que a vacinação siga avançando nas localidades mais distantes. “Das últimas remessas recebidas pelo município, nós buscamos separar um quantitativo específico para contemplar a zona rural, que estava com a vacinação em atraso em algumas regiões. As equipes estão vacinando todos os dias, em ritmo acelerado, e estamos conseguindo avançar na faixa etária em todos os distritos”, destacou a secretária.

No povoado de Caiçara, após ter sido avisado da vacinação pela Agente Comunitária de Saúde da região, o motorista Ricardo Oliveira, de 41 anos, foi cedo para garantir a 1ª dose. “Eu ando muito fazendo corrida particular e tem que estar imunizado, porque a vida não parou e a gente precisa sempre estar se cuidando e protegendo também os outros”, ressaltou Ricardo.

Moradora do povoado de Caiçara, Marli de Souza completou 54 anos no mesmo dia em que recebeu a 1ª dose da vacina que tanto esperava como presente de aniversário. O desejo dela é que todos estejam vacinados em breve: “Que Deus ajude que todo mundo vacine e essa doença acabe logo pra gente voltar pra nossa vida normal, ter a liberdade de andar mais tranquilo. Estou feliz que vacinei com a 1ª dose e venho pra tomar a segunda, com fé em Deus!”.

Das remessas de vacinas recebidas pelo município nas duas últimas semanas foram destinadas seis mil doses exclusivamente para a população da zona rural. Destas quantidade, mais de cinco mil já foram aplicadas e as equipes seguem diariamente cumprindo os roteiros pelas unidades de saúde dos distritos, muitas delas já vacinando as pessoas com 40 anos ou mais.