Notícias
Postado em 16 de junho de 2021 as 19:52:08
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua implementando medidas para otimizar o processo de coleta de amostras dos testes de diagnóstico da Covid-19 em Vitória da Conquista. Equipes de seis unidades de saúde da família da zona rural foram treinadas e, a partir desta semana, já estarão fazendo a coleta do teste de pesquisa de antígeno, que recolhe secreções do nariz e garganta.
A descentralização dos testes vai beneficiar, inicialmente, a população atendida pelas unidades de Inhobim I e II, Veredinha, São João da Vitória, Bate-Pé e José Gonçalves. A ideia é dar comodidade e facilitar o acesso para os pacientes notificados com suspeita de Covid-19 nas suas próprias localidades, pois, até então, muitos precisavam se deslocar até a cidade para fazer a coleta.
O farmacêutico e coordenador das testagens no município, Pablo Maciel, afirmou os kits já estão sendo entregues às equipes para que as coletas possam ser executadas nas próprias unidades. “Serão testados os pacientes que têm critério para a realização do teste de pesquisa de antígeno. A gente sabe também que com o avanço da vacinação, o teste de anticorpo não está indicado para o paciente vacinado, então o teste de escolha é o antígeno”.
Essa iniciativa da Diretoria de Vigilância em Saúde foi abraçada pelas equipes de saúde da família da Atenção Básica que prontamente se disponibilizaram para garantir a assistência aos seus pacientes. “Além da descentralização, também haverá acessibilidade maior para os nossos pacientes e diminuindo os riscos de transmissão, já que esses pacientes não precisaram se deslocar para realização do exame. Iniciaremos em sete unidades pilotos, sendo seis da zona rural e Consultório na Rua, e posteriormente ampliaríamos para as demais unidades”, pontua a Camila Ribas, diretora de Atenção Básica.
Essas implementações, a exemplo da mudança o ponto de testagem do Estádio Edvaldo Flores para o Ginásio de Esportes Raul Ferraz, buscam ampliar a quantidade de testes realizados no município para garantir o diagnóstico em tempo oportuno e mais precoce possível. Assim, o paciente poderá receber as orientações adequadas e intervenções necessárias, além de reforçar a necessidade de isolamento, que é uma das formas de interromper a cadeia de transmissão do vírus.