Os agentes comunitários de Saúde que atuam em Vitória da Conquista receberam um novo fardamento. A entrega, feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ocorreu durante a realização de mais um evento da campanha Maio Materno, na quinta-feira (27).

“É mais uma ação deste governo que demonstra a valorização e o reconhecimento da importância desta categoria que atua na linha de frente, tanto da prevenção, quanto da assistência à saúde da população conquistense. As novas fardas vão garantir melhores condições para o desenvolvimento das atividades destes profissionais, além de facilitar a identificação por parte da população, que recebe os atendimentos”, comentou a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, no ato de entrega.

O evento de quinta-feira teve como tema “Importância do agente comunitário de saúde na assistência pré-natal”. Agentes comunitários de todos os distritos e bairros de Vitória da Conquista estiveram presentes no evento.

A coordenadora de Atenção Básica, Gislany Fontes, apresentou as ações do Maio Materno e falou sobre o papel central do agente comunitário de saúde na promoção do bem estar e da qualidade de vida das gestantes nas comunidades.

Jamile Carmo Novaes, ACS da equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Miro Cairo falou sobre sua experiência no trabalho com gestantes. Desde o ano 2009, ela faz este trabalho focado em atendimento de mulheres grávidas e com filhos recém nascidos.


Jamile disse que durante a pandemia usa a tecnologia para aproximar a equipe de saúde e as gestantes, inclusive com grupos de WhatsApp, que são abertos para as gestantes, com participação de profissionais da equipe do NASF. Os grupos estão sempre prontos para atender e esclarecer dúvidas das gestantes, dialogar e postam conteúdo em vídeos para facilitar a explicação de conteúdos de interesse das gestantes e das puérperas.

Algumas das atribuições dos ACS são: orientar as mulheres e suas famílias sobre a importância do pré-natal, da amamentação, da vacinação; realizar visitas domiciliares para identificação das gestantes (cadastro) com o objetivo de desenvolver atividades de educação em saúde, tanto para a gestante, como para a família. Além disso, durante as visitas os ACS identificam as gestantes que necessitam de cuidado especial e as encaminham para o serviço de saúde mais adequado.

Ronildo Rocha, ACS na Lagoa das Flores, comentou que gostou muito do novo uniforme e das palestras. Nilda Rodrigues,  ACS no bairro Vila América, disse estar satisfeita com o reconhecimento da SMS pelo trabalho na comunidade que ela atua. Também gostou do uniforme e do novo material e comentou que acompanhar o processo de gestação e conhecer as demandas de saúde da comunidade é muito gratificante.