Desenvolvimento Social
Postado em 27 de abril de 2013 as 12:02:30
e atualizado em 29 de abril de 2013 as 12:10:43
A Audiência Pública realizada na noite dessa sexta-feira, 26, marcou a conclusão dos trabalhos de elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Vitória da Conquista (PLHIS). O encontro contou com a presença do prefeito Guilherme Menezes, do vice-prefeito, Joás Meira, de diversos secretários, coordenadores e lideranças sociais do município, além da arquiteta e urbanista Grace Machado, da empresa Latus Consultoria, que na oportunidade apresentou e debateu os programas e ações estratégicas do PLHIS com moradores da cidade.
A primeira audiência púbica para elaboração do Plano ocorreu no dia 11 de dezembro de 2012 e foi apresentada à sociedade civil a metodologia para elaboração do Plano de Habitação de Interesse Social. A segunda audiência pública aconteceu no dia 10 de abril, na qual foi apresentado e discutido o diagnóstico do PLHIS.
Durante esses cinco meses de elaboração do PLHIS foi produzido um diagnóstico da realidade habitacional do município com base na realização de oficinas técnicas e comunitárias, entrevistas com beneficiários dos programas sociais e levantamento de dados junto aos órgãos da Administração Pública. O PLHIS tem como objetivo principal, com base no diagnóstico elaborado, estabelecer os programas e ações específicas que viabilizem a produção de novas moradias para reduzir o déficit habitacional do município, realocações dos moradores de habitações em áreas de risco, bem como promover a regularização fundiária em Vitória da Conquista.
Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Cidade, Osvaldo Filho, o saldo das reuniões foi muito positivo. “O resultado do Plano é bastante satisfatório para resolver os problemas da habitação e da regularização fundiária que tanto necessitamos”, avaliou.
Já o membro do Sindicato dos Rodoviários do município, Ailton Reis, ressaltou que o plano permitirá a democratização dos espaços urbanos do município. ” Ele é uma ferramenta de controle social da cidade, mapeando espaços de risco e garantindo moradia para a população que mais precisa”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, disse que o documento final do PLHIS contempla as necessidades de Vitória da Conquista. “O planejamento da Habitação é um instrumento fundamental na vida da cidade e esse documento é essencial para o Governo Municipal, fruto de um trabalho extraordinário realizado pela equipe da habitação e pela empresa Latus”, comentou.
Ações e diagnóstico – Para dar sustentação ao programa de Habitação está previsto ainda o desenvolvimento de programas transversais, como o desenvolvimento institucional voltado para os órgãos e atores sociais envolvidos com a política de habitação do município.
O diagnóstico habitacional mapeou o déficit habitacional e os vazios urbanos que podem atender a demanda habitacional do município, entre outros. Entre as prioridades apontadas no plano, está a contemplação de famílias que se encontram em situação de risco social.
Um vez concluído o Plano, que agora será encaminhando para o Ministério das Cidades, o município fica habilitado para solicitar os recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), possibilitando novos convênios para o financiamento da Política Municipal de Habitação.