Os colaboradores do Laboratório Central de Vitória da Conquista (Lacen), dirigido pela Fundação Pública de Saúde (FSVC), participaram no último sábado (8), no auditório da Fundação de uma capacitação sobre coleta de sangue. Durante o evento, que seguiu todos os protocolos de segurança contra a proliferação da Covid-19, tanto os funcionários quanto os estagiários do Lacen receberam atualizações sobre diretrizes e técnicas de trabalho.

A capacitação segue as recomendações da RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) nº 302/2005, da Anvisa, que determina as normas de funcionamento dos laboratórios de análises clínicas, no que diz respeito à educação continuada para os profissionais. A coleta de sangue é uma das fases mais importantes nas análises clínicas que, depois da prescrição médica, é o que rege a qualidade dos exames.

Sobre a necessidade de realizar a capacitação, a coordenadora do Lacen de Vitória da Conquista, Renata Neres, disse que técnicas e procedimentos na hora de colher e acondicionar o sangue dos pacientes mudaram ao longo do tempo e que essa ação vem justamente incorporar essas mudanças na rotina do Laboratório. “Alguns exames, por exemplo, não exigem mais que o paciente faça jejum, outros procedimentos também mudaram e por isso convidamos uma profissional especialista no assunto para fazer essa atualização. Nossos profissionais são capacitados para a coleta de sangue e essa oportunidade é justamente para avaliar esses novos procedimentos”, afirmou a coordenadora.

A responsável pela capacitação, Damares Fernandes, especialista de referência no assunto, confirma a necessidade de atualizar esses conhecimentos. “Nós temos pessoas que atuam na área de coleta há 30 anos e, mesmo assim, sentiram necessidade de se capacitar”, comentou a palestrante. Ela ainda disse que ficou emocionada ao ver a disposição de quem participou: “esse interesse dos colaboradores em aperfeiçoar seu conhecimento e prática faz com que melhore a qualidade da assistência do serviço”.

O diretor geral da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista, Diogo Azevedo, destacou que “é muito importante a complementação e atualização de conhecimentos técnicos de toda a equipe do Lacen e de outros setores da FSVC, pois a capacitação de nossos servidores é revertida num oferecimento de um serviço ainda melhor para a nossa população. Tão importante quanto ter uma infraestrutura e equipamentos adequados e modernos, é ter profissionais preparados para utilizá-los e otimizar o serviço público de saúde fornecido por toda equipe da Fundação”.