Desenvolvimento Social
Postado em 25 de abril de 2013 as 14:05:56
Durante a atividade, os servidores conheceram detalhes dos estudos para a produção do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS)
Em oficina realizada na tarde dessa quarta-feira, 24, no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, a equipe da Coordenação Municipal de Habitação Popular conheceu detalhes da aplicação do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), iniciativa do Ministério das Cidades, desenvolvida pelas prefeituras brasileiras.
A oficina vem sendo ministrada nos últimos meses por técnicos da empresa gaúcha Latus, como parte das atribuições assumidas pelo grupo após vencer a licitação aberta pela Prefeitura de Vitória da Conquista em 2012. Além de oferecer a oficina a alguns setores do Governo Municipal, a empresa comprometeu-se a realizar um minucioso levantamento de dados sobre o município. É a partir desse estudo que está sendo produzido o PLHIS, cuja finalidade é estabelecer planos, orçamentos, destinação de verbas, enfim, tudo o que será feito pela Prefeitura em matéria de habitação popular nos próximos dez anos.
A oficina com a equipe da Habitação Popular prossegue durante a manhã desta quinta-feira, 25. O conteúdo final do PLHIS será anunciado publicamente numa audiência oficial agendada para a próxima sexta-feira, 26, no auditório do Instituto de Educação Euclides Dantas, cerca de uma hora antes da abertura da Conferência das Cidades. A entrega desse documento ao Ministério das Cidades é requisito necessário para que o município continue apto a pleitear recursos federais para serem aplicados em políticas de habitação.
Trabalho continuado – Para o coordenador de Habitação Popular, José Cerqueira, a realização do PLHIS consolida um trabalho que já vem sendo realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista desde 1997, por meio do Programa Municipal de Habitação Popular. “Isso vem para coroar o que já vinha sendo feito em âmbito municipal”, explica Cerqueira. “Quando surgiu o programa Minha Casa Minha Vida, já havia em Vitória da Conquista um banco de dados detalhado sobre as pessoas que estavam em déficit habitacional”, acrescenta o coordenador, destacando que o fato foi determinante para que o município conseguisse cumprir as metas estabelecidas pelo Governo Federal para esse programa. Somente nos últimos três anos, cerca de 8.300 unidades habitacionais foram entregues ou estão em andamento no município.