Na tarde desse sábado, 13, representantes da Administração Municipal de Vitória da Conquista reuniram-se com moradores da zona rural para conversar sobre avaliação e elaboração de políticas públicas. A plenária do Orçamento Participativo na comunidade de Salobro, na região de Bate-Pé, reuniu quase 200 pessoas de povoados próximos.

Edwaldo Alves, secretário municipal de Governo

O secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, destacou a quantidade de pessoas que, interessadas em discutir os novos rumos do orçamento municipal, encheram a plenária, a ponto de ela precisar ser realizada ao ar livre. “Foi uma reunião muito proveitosa. Os moradores fizeram colocações muito importantes, e eu tenho certeza de que, hoje, nessa região, o Orçamento Participativo foi o grande motivo de discussão. A população compareceu em massa. E, desse encontro, eu tenho certeza de que surgirão obras fundamentais para melhorar a vida dessas comunidades.”, afirmou o secretário.

Marli Batista dos Santos, representante da comunidade do Ribeirão

Para a dona de casa, Marli Batista dos Santos, representante da comunidade do Ribeirão, as pessoas precisam se mobilizar em busca das melhorias que desejam. “Nós temos que correr atrás das coisas que queremos para nossa região. Já que nós temos esse direito, vamos fazer uso dele. A primeira reunião do Orçamento que eu participei tem uns quatro anos. De lá pra cá, teve coisa que já melhorou. Eu acho importante participar, porque a Prefeitura tem a responsabilidade de fazer o trabalho, mas é a população que deve dizer o que é prioridade”, comentou.

Após as discussões, os moradores elegeram 18 delegados titulares e mais sete suplentes para representar as comunidades no Congresso do Orçamento Participativo, que acontecerá no dia 8 de junho. O grupo formado por diversas comunidades teve direito a uma grande representação no Congresso, devido ao interesse de parte significativa dos moradores em acompanhar a discussão. O número de delegados por plenária corresponde a 10% do número de presentes.