Vitória da Conquista comemorou 179 anos de emancipação política em grande estilo. Neste sábado (9), a terceira maior cidade da Bahia celebrou esse importante momento com inaugurações, atividades religiosas, esportivas, recreativas e educacionais. Pela manhã, o ato solene em comemoração ao aniversário do município inaugurou a alameda Dom Celso José Pinto da Silva – um presente para a comunidade católica e para quem gosta de passear na Praça Tancredo Neves.

A cerimônia teve início com o hasteamento das bandeiras ao som dos hinos Nacional Brasileiro e à Vitória da Conquista, executados pela Banda da Polícia Militar Maestro Valter de Santa Rosa. Também fez parte do ato cívico, a concessão do Certificado de Dispensa de Incorporação aos jovens que se alistaram no Exército Brasileiro. Participaram da solenidade, além do prefeito Herzem Gusmão, a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Gomes, o comandante-geral da Polícia Militar do Sudoeste, coronel Ivanildo da Silva, o Pároco da Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias, Padre Ariosvaldo Aragão e o diretor da Construtura Pel, Pedro Phiton Batista, responsável pela obra.


Ao parabenizar a cidade, o prefeito Herzem Gusmão lembrou que a sua história é fruto de uma construção coletiva. O prefeito destacou que o trabalho executado pelo Governo Municipal para Vitória da Conquista tem buscado ser sustentável, criativo e para pessoas: “Em sintonia com a Agenda 2030 da ONU, nós estamos planejando essa cidade e avançando para que ela se consolide como uma das mais importantes do Brasil. E na filosofia de cidades para pessoas, nosso governo tem feito as alamedas, seguindo o exemplo do ex-prefeito Jadiel Matos que, na década de 70, fez quatro alamedas aqui, e do reconhecido arquiteto Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná. A Catedral ficou mais linda do que já era. Bençãos estão sendo derramadas nessa cidade, joia do sertão baiano, esperança ridente do Brasil”.

Homenagem, louvor e reflexão – Nascido em 29 de outubro de 1933 no Rio de Janeiro, o bispo Dom Celso José Pinto da Silva, foi por 20 anos o terceiro bispo de Vitória da Conquista. O religioso foi responsável por importantes trabalhos sociais na cidade. Dom Celso faleceu, no ano passado, aos 84 anos, em Teresina (PI).

“Uma forma de gratidão do povo de Conquista para com Dom Celso que chegou aqui em 1981 e se dedicou a Conquista e região. É uma bela homenagem e nós só podemos agradecer”, disse o padre Ariosvaldo Aragão durante a entrega da alameda. Antes do ato cívico, o sacerdote católico conduziu a Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias. Na ocasião, ele pronunciou: “Celebramos o aniversário, desejando expressar, através de um culto, a gratidão que sentimos em nossos corações pelos 179 anos históricos de louvores, vitórias e conquistas. Para nós, é um privilégio morar na joia do sertão baiano, que cresce e acolhe a todos. Nós estamos usufruindo de cada ação que vem sendo realizada em nossa cidade. Por isso, nosso muito obrigado aos gestores municipais”. A declaração foi aplaudida pelos presentes.

Outra reflexão que fez os fiéis aplaudirem de pé foi a da educanda do Cras Jardim Valéria, Letícia Paiva. Ela chamou a atenção de todos os presentes e os fez refletir sobre o que é viver e estar presente na cidade, que tem sido muitas vezes observada por meio do celular ao invés do olhar direto.

“A alameda ficou linda, melhorou e embelezou a cidade”, diz moradora vizinha

Abimaides Soares Moreira (91), mesmo com dificuldade em caminhar, acompanhou a missa e o ato cívico. Ela mora ao lado do local desde 1961, quando veio de Anagé buscar estudo para sua filha única. “Sempre estou presente nas festas, cada qual mais bonita e bem festejada. E a alameda ficou linda, melhorou e embelezou a cidade. Fiquei feliz”, disse entusiasma.

Quem também ficou contente foi a jardineira da Secretaria de Meio Ambiente, Maria Aparecida Silva Sousa. Todo dia, ela cuida da Praça Tancredo Neves, mas hoje ela estava lá toda arrumada e no fim da cerimônia foi o centro das atenções. Ela recebeu das mãos do prefeito e secretários municipais uma motocicleta. Ela ganhou o prêmio no sorteio realizado no “Celebra Servidor” – confraternização entre os servidores municipais, que aconteceu no último dia 25, no Centro Cultural Glauber Rocha.


“Fiquei alegre porque não esperava receber esse presente. Só tenho que agradecer”, disse a conquistense Maria Aparecida Silva Sousa, que já trabalhou no Município nas funções de professora, monitora e há quatros anos é jardineira.