O projeto “Conhecendo Artistas da Terra” vem para despertar nas crianças o gosto pela arte e valorizar os artistas regionais

Inspiradas pela artista  plástica  Edméa  de  Oliveira, cerca de 50 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vila América colocaram suas emoções e criatividade na tela. Os alunos pintaram seus quadros no atelier montado ngaleria que leva o nome da artista plástica e professora escolhida para o projeto “Conhecendo Artistas da Terra”. O objetivo do projeto, que está na terceira edição, é despertar nas crianças o gosto pela arte por meio de atividades criativas, lúdicas e valorizar os artistas regionais.

“Trabalhamos a biografia e as obras da artista e temos este momento do contato. A partir desse contato, as crianças fazem suas reproduções. Daí, elas desenvolvem a sua criatividade, expõem suas emoções, apreciam a arte”, explicou a coordenadora pedagógica do Centro Municipal de Educação Infantil Vila América, Sandra Mara Rocha.

No Centro Municipal de Educação Infantil, as crianças se inspiraram nas obras da artista Edméa de Oliveira

Nesta terça-feira (3) e na quarta-feira (4), 135 alunos participam da conclusão da primeira etapa do projeto, que abordou aspectos ligados à vida e à obra da jequieense, residente em Conquista desde os dois anos de idade.  “Está sendo um trabalho agradável, onde cada criança pode se expressar do jeito que quiser, podendo passar para uma tela todos os sentimentos. É também uma oportunidade para enriquecer a cultura e a educação através das artes visuais. Muito obrigada pelo apoio da Prefeitura”, declarou Edméa.

As crianças colocaram suas emoções e criatividade na tela

Edméa dedicou 70 anos de sua vida à arte e vibrou com o entusiasmo dos artistas novos: “Eu fiquei impressionada. Já sabiam meu nome, já falando ‘tô gostando muito’, ‘eu pintei seu quadro’. Os professores fizeram um trabalho muito bom com eles. E a felicidade estampada nos rostos desses meninos não tem dinheiro que compre.” 

Ao entrar na galeria, a aluna Júlia, de apenas 3 anos de idade, ficou admirada com as telas da artista Edméa. Depois de pintar seu próprio quadro, ela revelou: “Eu gosto de pintar o sol, os passarinhos”. A aluna Vívian, de 5 anos de idade, também gostou da visita e falou sobre a sua tela: “Eu pintei o quadro com pincel. Um desenho cheio de borboletas.”

O próximo artista que será trabalhado no projeto é o maestro João Omar.