A nova plataforma visa modernizar e agilizar os processos de marcação de consultas

A Secretária Municipal de Saúde, por meio do da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação do SUS, está implementando um novo sistema de marcação de consultas e exames na Central de Regulação de Procedimentos e Exames Especializados (CRPEE) do município.

A nova plataforma – desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, juntamente com a Central de Marcação de Consultas – vem para modernizar e agilizar os processos de marcação de consultas da população, como explica Francisco Heráclito, gerente do Sistema de Regulação. “A própria administração decidiu trazer uma ferramenta nova e própria para o nosso município, então reunimos esses dois setores para poder desenvolver essa ferramenta. Isso traz algumas vantagens como a agilidade na parte de manutenção e também toda parte de tratamento que o pessoal precisa fazer na central de marcação ou no NTI”, afirma.

Na manhã dessa quarta-feira (14), foi realizada uma capacitação do novo programa para marcadores e prestadores que atuarão na marcação do sistema. O evento aconteceu no Auditório da Secretária Municipal de Saúde.

Servidores participam de capacitação para operar o novo sistema

Atualmente, a Central de Marcação atende 19 municípios vinculados a Vitória da Conquista e mais outros 68 municípios por abrangência. Dessa forma, “a gestão avaliou que o programa, usado até então, não atendia todas as necessidades por conta de toda evolução que temos. Então, desde o início pensamos em colocar um programa que atendesse a população, uma vez que a gente tem hoje todas as unidades da zona urbana descentralizadas e quatro unidades da zona rural, além de pensarmos também nos municípios pactuados que funcionam interligados a esse mesmo programa que é o Central Saúde, que gera um custo alto para a Prefeitura”, explica Maria Aparecida Rodrigues, coordenadora da Central de Marcação.

Após um ano e meio de desenvolvimento, o novo programa foi apresentado pela equipe do NTI aos profissionais que irão trabalhar diretamente com a plataforma durante a capacitação, mostrando o passo a passo de manuseio. “Como temos muitos usuários, 90% deles são da parte de marcação, o treinamento demoraria mais tempo, então a gente procurou criar um programa semelhante ao anterior para que a mudança pudesse ser feita também com menos dificuldade”, conta o gerente.

A mudança também chegou para diminuir o número de ausências. A partir agora, as trocas de consultas poderão ser feitas de forma mais rápida. Se um paciente marcou uma consulta ou exame na sua unidade de origem, por exemplo, e caso não possa comparecer, com menos de 24 horas ele poderá devolver a consulta para o sistema e a vaga será remanejada para outro paciente no mesmo horário.