Com o objetivo de diagnosticar a ocorrência de doenças crônicas, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), mantenedora do Hospital Esaú Matos, tem fomentado ações de pesquisa em diversas áreas da saúde.

Na manhã deste sábado (20), foi realizada no auditório do hospital, a coleta de dados de pacientes cadastrados no Núcleo de Extensão, Pesquisa e Estudo de Doenças Crônicas (NEPEdc) do Esaú.  A ação contou com a participação de pesquisadores e estudantes selecionados por edital que utilizarão os dados como base para a produção científica.

No local, os pacientes foram submetidos a exames laboratoriais, avaliação antropométrica (medidas de peso e altura), além de questionários. Após a análise do material coletado, eles recebem no próprio hospital, orientações de acordo os dados constatados.

Segundo o assessor de ensino e pesquisa da Fundação, Stênio Pimentel, nos últimos dois anos já foram publicados 37 artigos científicos. “Isso significa muito para o nosso município, o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao diagnóstico de doenças crônicas. Através desses trabalhos, doenças como a hipertensão e o diabetes – apontadas como maiores causas de óbitos no Brasil, podem ser tratadas com antecedência”, explica Stênio.

Para a nutricionista e pesquisadora, Beatriz Rocha, o fator nutricional é um dos que mais interfere no desenvolvimento de doenças. “Sabemos que mais que o fator genético, o nutricional determina muito da saúde das pessoas. Dessa forma a pesquisa é fundamental para mensurar o comportamento alimentar de toda uma comunidade”, afirma.