Gilberto da Silva comemora a chegada da água em Lagoa de Melquíades

Lavar pratos, roupas, tomar banho, cozinhar e beber água eram atividades desejadas diariamente pelos moradores de Lagoa de Melquíades. Nos últimos dias, a sonhada água chegou nas casas do povoado. A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural, ativou o poço artesiano que havia sido perfurado há 4 anos mas estava inativo.

“Muita água, limpa, sadia. Acabamos o sofrimento, através da força da prefeitura e do secretário. Mais de 10 anos de sofrimento sem água, às vezes vinha no carro-pipa. Ter água em casa é vida. Hoje tá tudo limpo, lavando, tomando banho na hora certa”, contou emocionado o senhor Gilberto da Silva, que nasceu em Lagoa de Melquíades e sonhava com a chegada da água.

O Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Gilmar Ferraz, ressaltou o trabalho feito para a comunidade, “o prefeito Herzem Gusmão com sua sensibilidade e compromisso de cuidar do homem do campo me delegou a missão de levar água pra aqueles que, infelizmente, por descaso de governos anteriores, ainda não tinham acesso a esse líquido tão necessário para a vida das pessoas. Hoje estamos em Lagoa de Melquíades entregando esse maravilhoso sistema para esta comunidade”. Ele destacou ainda que em breve também haverá água em Baixa da Porteira, Cercadinho e Lagoa de Torquato.

A bomba foi instalada no dia 20 de junho

Mais de 40 famílias com reservatórios cheios de água. A canalização da obra começou neste primeiro semestre com a ajuda dos moradores. A bomba foi instalada no dia 20 de junho e o poço foi ativado para a felicidade de todos. “Agora tem água pra fazer tudo, lavar, beber. Agora não falta mais não com fé em Jesus. Estou muito feliz, a água é a vida. Sem água a gente não tem nada”, comemorou dona Maria Aparecida da Silva, moradora do povoado há mais de 10 anos.

O presidente da associação de moradores, Tiago França, nasceu em Lagoa de Melquíades e falou das dificuldades dos moradores que não tinham água em casa todos os dias. Segundo ele, as cisternas da comunidade haviam secado, mas agora tudo mudou, “a instalação do poço é algo grandioso para a gente. Não tem mais aquela preocupação de que tá faltando água, já aconteceu de ter gente sem ter água para cozinhar. Tá todo mundo muito feliz. A gente valoriza esse trabalho e vamos cuidar”, destacou.