Desenvolvimento Rural
Postado em 15 de junho de 2019 as 15:50:57

O presidente da Coopmac, Jaymilton Gusmão Filho e o Secretário Municipal de Agricultura, Gilmar Ferraz (ambos ao centro)
Considerada uma das bebidas mais consumidas no mundo, o café é também a mais tradicional cultura de cultivo de Vitória da Conquista. Nas cidades situadas no planalto baiano, uma das mais apreciadas variedades da planta, a Coffea Arabica, encontrou condições climáticas e de altitude favoráveis para o seu desenvolvimento.
Em reconhecimento à importância do café para a economia local, o Governo Municipal, representado pelo Secretário de Agricultura, Gilmar Ferraz, prestigiou na noite da última quinta- feira (13) o evento de inauguração do Escritório de Comercialização de Café da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense Ltda (Coopmac), realizado no Parque de Exposições Teopompo de Almeida.
Fundada em 1960 com o objetivo de fomentar o agronegócio local, a Coopmac é referência no estado pelo desenvolvimento de pesquisas e incentivos, sobretudo voltados à cafeicultura. O novo espaço inaugurado compõe um complexo de apoio e estímulo à produção, com estrutura para recepcionar, armazenar, beneficiar e comercializar o café produzido em Vitória da Conquista e região.

O atual presidente da cooperativa, Jaymilton Gusmão Filho, reitera que as parcerias entre a cooperativa e o poder público são fundamentais para alavancar a produção e a comercialização do produto. “Nosso café, apesar de ser comercializado de forma padronizada como commodity, traz características peculiares da nossa região e que agregam um maior valor de mercado, a exemplo da variedade Arábica que se adaptou tão bem à região. Com isso, nosso objetivo é aprimorar cada vez mais a cadeia produtiva e o agronegócio”, explica.
O Secretário de Agricultura, Gilmar Ferraz, ressalta que a Prefeitura têm promovido diversos eventos voltados ao aperfeiçoamento da agricultura regional. “O café movimenta uma grande parte da economia regional. Por isso, estamos trabalhando em conjunto com várias instituições, para desenvolver técnicas de melhoramento para esta e outras culturas”, garante o secretário.






